PRF apreende em MG 100 mil maços de cigarros sem selo IPI e nota fiscal
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 100 mil maços de cigarros com selo IPI falsificado e sem nota fiscal.
Durante ação de combate ao crime, em Pouso Alto (MG), no km 744 da BR 354, os policiais deram ordem de parada a um caminhão baú com placas de São Paulo-SP.
O condutor apresentou nota fiscal de tatames mas, ao vistoriarem o baú, os policiais localizaram diversas caixas com cigarros. O caminhoneiro informou que deixou o caminhão em um posto de combustíveis, em Duque de Caxias (RJ), onde foi carregado com os cigarros. Disse também que transportaria a carga para o município de Cristina (MG).
Durante a fiscalização, ao verificarem o selo IPI, localizado nos maços de cigarro, os PRFs encontraram alguns indícios de adulteração, tais como textura, coloração e caracteres “Receita Federal” impressos no selo.
Diante de todo o exposto, o condutor de 39 anos foi encaminhado, juntamente com uma amostra do cigarro, para a Polícia Judiciária em Varginha (MG), na terça-feira (28). O caminhão encontra-se a disposição da Receita Federal do Brasil.
O que é o selo de IPI?
O selo prova que o produto entrou legalmente no Brasil, portanto, que o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foi pago corretamente. Desse modo, a falsificação do selo é considerada crime. As informações são da Assessoria de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.