Secretaria de Estado de Educação detalha implantação de projeto que municipaliza escolas em Pará de Minas
O projeto Mãos Dadas da Secretaria de Estado de Educação (SEE) continua dando o que falar em Pará de Minas. Conforme antecipado pelo Portal GRNEWS o objetivo é municipalizar as escolas estaduais. As mudanças para o município que aderir ao programa já iniciam no segundo semestre deste ano e o Governo de Minas Gerais prometeu repasses de R$ 500 milhões para que as prefeituras se adequem.
O Portal GRNEWS procurou a Secretaria Municipal de Educação para saber sobre a possível adesão ao programa, mas por meio de nota informou que “avalia o projeto de cooperação proposto pelo Governo do Estado e, no momento, não tem condições de antecipar nenhuma definição em relação ao programa Mãos Dadas”.
Diante de tantas manifestações, a reportagem do Portal GRNEWS entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação. Por telefone, o subsecretário de Articulação Educacional Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas explicou o projeto e como será a implantação no município caso a prefeitura decida aderir.
Segundo o subsecretário, por enquanto há as tratativas sobre a adesão, seus benefícios e vantagens. Em relação ao ensino, os professores não precisam se preocupar pois o projeto está bem elaborado:
Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas
igorrojasmaosdad1
Já em relação aos professores efetivos, serão oferecidas pós-graduações a estes profissionais que desejarem dar aulas a partir do sexto ano do ensino fundamental ou podem optar pela transferência para outra unidade escolar:
Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas
igorrojasmaosdad2
Outra preocupação do profissional da educação é em relação à adjunção. Segundo Igor Rojas, ele não perderá tempo de serviço no estado caso queira aderir à modalidade.
Quanto à cessão de imóveis, haverá um acordo entre Estado e Município. Já em relação aos custos das escolas que ofertarem tanto ensino fundamental como médio, o subsecretário destaca que também será feita uma parceria:
Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas
igorrojasmaosdad3
Em relação a recursos que serão repassados a Pará de Minas, o subsecretário não entrou em detalhes mas garantiu que o valor pode ser utilizado em vários setores da educação:
Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas
igorrojasmaosdad4
O termo de adesão ao projeto deverá ser assinado até junho quando também serão iniciados os convênios, apresentação do programa à comunidade escolar e implantação do projeto.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.