Impostos municipais não terão cobrança de juros e multas em 2020; Executivo encaminhará projeto à Câmara

Devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) que mudou a rotina do Brasil inteiro, muita gente perdeu emprego, teve o salário reduzido ou nem consegue trabalhar nas últimas semanas. Se está difícil colocar o arroz e feijão na mesa, imagina a dificuldade para um pai de família que não está trabalhando manter as contas em dia.

Pensando nisso o prefeito Elias Diniz (PSD), o procurador-geral do Município Hernando Fernandes e o secretário de Gestão Fazendária José Leonardo Martins Pinto apresentaram aos vereadores de Pará de Minas um esboço de projeto que deve chegar em breve chega à Câmara Municipal.

A intenção é que durante o ano de 2020, os contribuintes não paguem juros e multas sobre impostos municipais caso haja necessidade de atrasar o pagamento. Além disso, como aconteceu na primeira parcela, a data de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foi adiada para os dias 29 e 30 de cada mês até a nona parcela, última do imposto.

Ao Portal GRNEWS Elias Diniz afirmou que a isenção de multas e juros será válida para todos os impostos, não só o IPTU:

Elias Diniz
eliasdinimudipt1


Como o Portal GRNEWS antecipou, muitos contribuintes estão com dificuldade de pagar o IPTU com a nova data, após o adiamento. Segundo Elias Diniz, os bancos já foram avisados e são responsáveis por adequar o sistema à mudança:

Elias Diniz
eliasdinimudipt2

Mas os contribuintes devem ter atenção. A isenção de juros e multas é apenas para quitação dos impostos durante o ano de 2020, até 31 de dezembro:

Elias Diniz
eliasdinimudipt3

Os vereadores se mostraram favoráveis ao projeto que pretende ajudar a população que mais precisa durante a pandemia. Caso pague em atraso, a guia sofrerá uma correção monetária apenas, que segundo a Secretaria Municipal de Gestão Fazendária é de centavos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!