Liberdade em Fluxo arrecada 1.500 pacotes de absorventes higiênicos para ajudar mulheres paraminenses

Foi sancionada no mês de julho em Pará de Minas a Lei Municipal nº 6.577/2021 que trata da distribuição gratuita de absorventes higiênicos para mulheres em situação de vulnerabilidade social na cidade. Outras cidades brasileiras também tem uma lei como esta, que garante os absorventes às mulheres que não tem condições de compra-los.

Considerado por muita um item de luxo, a falta do absorvente implica até mesmo em um problema de saúde pública. É que sem o material, as mulheres utilizam papel, miolo de pão e panos para segurar o fluxo menstrual. Esta atitude pode trazer infecções e colocar em risco a saúde da mulher.

A ideia de criar o projeto de lei em Pará de Minas foi da vereadora Irene Melo Franco (PSB) que buscou também parceiros, incluindo a população em geral, para colocar em prática rápido a legislação que vai garantir dignidade e melhores condições de saúde às paraminenses. Foi criada então a campanha Liberdade em Fluxo.

As doações foram contabilizada nesta primeira etapa da campanha, como destaca o secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Flávio Medina Neto. Como a lei é nova, o Município não havia aprovado no ano passado uma verba para aquisição dos absorventes e por isso, em 2021, a campanha é realizada somente com parcerias:

Flávio Medina Neto
flaviomndistab1


A vereadora Irene Melo Franco faz um balanço positivo da primeira etapa da campanha e agradece a população e empresas que ajudaram nas doações:

Irene Melo Franco
irenemfdistab1

As doações de absorventes continuam e quem quiser ajudar pode deixar os pacotes nos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), na sede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!