Sindicalista não vê reajuste salarial como valorização servidor e cobra do prefeito promessas de campanha

Após aprovação do reajuste salarial dos servidores municipais de Pará de Minas, que terão aumento já na folha de pagamento referente ao mês de janeiro de 2020, a reportagem do Portal GRNEWS conversou com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (SITRASERP), Tânia Valeriano Chaves Leite.

Ela criticou os 5% de reajuste concedido e classifica o ato como desvalorização do servidor. Além disso, garante que o SITRASERP procura o Executivo e apresenta todas as demandas das categorias do funcionalismo público. Porém, as conversas terminam sempre com uma resposta negativa.

Os motivos alegados pela prefeitura, segundo Tânia, são vários. Mas o principal diz respeito à falta de repasses do governo estadual.

A presidente criticou também o salário de algumas categorias, como de servente escolar. No fim do mês, o Executivo precisa fazer uma complementação para que os trabalhadores recebam ao menos o salário mínimo, exigido pela Constituição Federal:

Tânia Valeriano Chaves Leite
taniavalerianocriticasreaj1


Outras questões foram levadas a conhecimento do Executivo, como os trabalhadores com graduação mas sem possibilidade de promoção na carreira.

Auxiliares administrativos e de enfermagem também foram assunto nos encontros entre SITRASERP e Executivo. Segundo Tânia Valeriano, eles fazem o mesmo serviço de outras categorias mas recebem bem menos.

O reajuste dado aos servidores será, segundo a presidente do sindicato, engolido pelo aumento da contribuição para o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (PARAPREV). O vale-transporte também foi criticado pela presidente:

Tânia Valeriano Chaves Leite
taniavalerianocriticasreaj2

Mesmo com as readequações salariais aprovadas no dia 18 de dezembro de 2019 para cerca de 1.400 servidores da Educação, a presidente do SITRASERP garante que o Município não cumprindo com o pagamento do piso salarial nacional:

Tânia Valeriano Chaves Leite
taniavalerianocriticasreaj3

Além de não valorizar o servidor, na avaliação de Tânia Valeriano, as promessas de campanha não foram cumpridas e o trabalhador está desanimado:

Tânia Valeriano Chaves Leite
taniavalerianocriticasreaj4

Diante das críticas da presidente do SITRASERP, o Portal GRNEWS procurou a Prefeitura de Pará de Minas para saber o posicionamento da administração municipal frente às reclamações de Tânia Valeriano Chaves Leite. Mas até esta publicação, a assessoria de comunicação não havia respondido à solicitação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!