Águas de Pará de Minas lança programa de incentivo ao descarte correto do óleo de cozinha usado

O descarte incorreto do óleo de cozinha infelizmente ainda é comum em muitas casas brasileiras, pois, muita gente desconhece os impactos negativos causados pela ação. Por possuir substâncias que não se diluem em água, o óleo pode obstruir tubos e encanamentos, provocar o refluxo do esgoto e atinge diretamente o meio ambiente.

Estudos mostram que um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. O número é ainda mais assustador quando se faz as contas de quanto óleo é utilizado nas residências e empresas. Uma cidade com 500 mil habitantes por exemplo, produz 3,5 milhões de litros de óleo por ano.

Pra onde esse óleo vai é que está o principal problema. Diante disso a Águas de Pará de Minas, concessionária responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto em Pará de Minas, lançou o programa “Trata óleo”.


Para conscientizar os paraminenses da importância de destinar corretamente o óleo de cozinha usado, a campanha vai trocar quatro litros de óleo já utilizados por um litro novo.

Ao Portal GRNEWS, o diretor da concessionária Rodrigo Assad Macool destaca a importância do programa:


Rodrigo Assad Macool

rodrigoamtrataoleo1

O diretor detalha ainda o que acontece quando o óleo é jogado no ralo ou na pia, causando transtornos não só praquela residência como para o meio ambiente:

Rodrigo Assad Macool
rodrigoamtrataoleo2

Para incentivar os paraminenses, até março de 2022, quem entregar óleo usado recebe um litro de óleo novo. Quatro ecopontos foram instalados em Pará de Minas:

Rodrigo Assad Macool
rodrigoamtrataoleo3

O programa se estende ainda para empresas de qualquer segmento, inclusive alimentícias como restaurantes, pastelarias e lanchonetes:

Rodrigo Assad Macool
rodrigoamtrataoleo4

Para participar é simples. Basta colocar o óleo frio em uma garrafa plástica e tampar. Quando atingir os quatro litros vá até um ecoponto e troque por um litro de óleo novo.


Os pontos de coleta são a Central de Relacionamento da Águas de Pará de Minas, localizada na Rua Maestro Espíndola, nº 270, bairro Nossa Senhora das Graças; Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente na Rua Waldemar de Oliveira, nº 606, Santos Dumont; CRAS Renê Vieira Leitão situado na Rua Paulo Braz Menezes, nº 87, Novo Horizonte; e CRAS Augusto de Oliveira Duarte na Rua Georges Collin, nº 371, Walter Martins.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!