GRNEWS TV: IML de Pará de Minas reativado após quatro anos, acelerando liberação de corpos. UAI facilitaria emissão de Identidade e outros serviços

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Ederson Gonçalves da Silva, Delegado Regional, falou sobre a reativação do Posto do IML e outras ações na área da Delegacia Regional da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em Pará de Minas e municípios jurisdicionados.

Posto do IML
O posto do Instituto Médico Legal (IML) de Pará de Minas, que estava inativo desde 20 de junho de 2021, foi reativado em 25 de agosto de 2025. O delegado titular da Delegacia Regional da Polícia Civil (PCMG), Ederson Gonçalves da Silva, que também é responsável por outros sete municípios, confirmou que o posto do IML já está funcionando e conta com uma equipe de três médicos legistas e um auxiliar de necropsia. A reativação descentraliza o serviço, antes realizado pela equipe de Betim, e oferece mais celeridade e humanização no atendimento às famílias.

Redução do sofrimento e outros serviços periciais
Com a reativação, algumas necropsias já foram realizadas, o que permitiu que os corpos fossem liberados mais rapidamente. Anteriormente, as famílias enfrentavam um processo burocrático e demorado para ter acesso aos entes falecidos. O delegado ressaltou que esse retorno é fundamental para amenizar a dor da perda.

Além das necropsias, a delegacia regional de Pará de Minas já realizava exames de lesão corporal e em casos de crimes sexuais, entre outros, em uma sala própria, com o apoio de médicos legistas. O trabalho da equipe de Perícia Técnica da Polícia Civil também foi destacado pelo delegado como essencial para a elucidação de crimes e causas de acidentes de trânsito.

Violência contra a mulher e emissão de identidade
O delegado Ederson Gonçalves expressou preocupação com o alto número de casos de violência contra a mulher registrados na Delegacia de Mulheres da regional. Para enfrentar o problema, a unidade realiza um trabalho social com reuniões mensais para entender as motivações dos agressores.

Outro ponto abordado foi a emissão de carteiras de identidade, que hoje enfrenta sérios problemas na região. O delegado defendeu a instalação de uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Pará de Minas para resolver a questão. Ele criticou o alto índice de agendamentos perdidos, com 14 de 35 pessoas faltando a seus horários. Para aliviar a demanda, postos de identificação foram criados em Papagaios, Pequi, Igaratinga, São José da Varginha, Maravilhas, Onça de Pitangui e São Gonçalo do Pará.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!