Tecnologia e inovação impulsionam o desenvolvimento sustentável do Setor de Serviços em MG

O Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG conduziu uma análise aprofundada dos dados mais recentes da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com foco no desempenho do setor em janeiro de 2024.

No panorama nacional, o índice de volume de serviços apresentou avanços consideráveis, com destaque para um aumento de 4,5% em janeiro de 2024, rompendo com a tendência de desaceleração anterior. No entanto, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o crescimento foi menos expressivo, indicando uma certa estabilização.

Minas Gerais continuou sua trajetória de superação das expectativas nacionais, com uma variação anual de 5,4% em janeiro, embora tenha havido uma desaceleração em relação ao mês anterior. É digno de nota que o estado manteve uma performance positiva por três anos consecutivos, destacando sua resiliência no setor de serviços.

“A análise do setor de serviços em Minas Gerais revela uma resiliência notável diante das flutuações econômicas. Apesar das variações sazonais e das pressões externas, o estado tem mantido uma trajetória de crescimento constante, demonstrando uma capacidade de adaptação às mudanças do ambiente econômico”, destaca Stefan D’Amato, Economista-chefe da Fecomércio MG.

Analisando o período de 12 meses, Minas Gerais demonstrou um crescimento de 7,4%, com um diferencial significativo de 5,0 pontos percentuais em relação ao indicador nacional. Essa diferença, embora tenha diminuído ao longo do tempo, evidencia a robustez do setor no estado.

Destaca-se também o desempenho do setor de Serviços de Informação e Comunicação em Minas Gerais, com um aumento notável de 14,7% na análise acumulada de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024.

“A diversificação do setor de serviços em Minas Gerais, com destaque para áreas como Informação e Comunicação, tem sido um fator-chave para impulsionar o crescimento sustentável. A especialização em segmentos de alto valor agregado contribui para a geração de empregos qualificados e o aumento da competitividade regional”, aponta.

Minas Gerais continua a posicionar-se como um líder regional, mantendo a liderança na região Sudeste em termos de crescimento do setor de serviços, quando observado o indicador de variação nos últimos 12 meses. Esses resultados não apenas evidenciam a recuperação do estado, mas também apontam para seu potencial de crescimento em um contexto de desenvolvimento sustentável.

“O investimento em tecnologia e inovação tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento sustentável do setor de serviços em Minas Gerais. Empresas que adotam soluções tecnológicas inovadoras conseguem aumentar sua eficiência operacional, oferecer serviços de maior qualidade e conquistar uma vantagem competitiva no mercado”, ressalta. Com informações da Assessoria de Comunicação do Sistema Fecomércio MG.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!