Ronaldo Fenômeno recebe o título de cidadão honorário do Estado de Minas Gerais

Ex-jogador e agora proprietário do Cruzeiro, Ronaldo Nazário, o “Fenômeno”, recebeu o título de cidadão honorário do Estado na noite de ontem (27), em solenidade no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A homenagem foi solicitada pelo deputado Professor Cleiton (PV) e endossada por outros 25 parlamentares, pelos relevantes serviços prestados ao Estado pelo ex-atleta.

Considerado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Ronaldo Luís Nazário de Lima, nascido no Rio de Janeiro, se profissionalizou no Cruzeiro, em 1993, com 16 anos.

Pelo clube mineiro, foram 56 gols em 58 jogos. Ele integrou o elenco campeão da Copa do Brasil de 1993 e foi o artilheiro no título do Campeonato Mineiro de 1994. No mesmo ano, ainda como jogador da Raposa, foi convocado para a Copa do Mundo nos Estados Unidos.

Em seu pronunciamento, Ronaldo destacou que em Minas nasceu para o mundo e entrou em campo pela primeira vez como jogador profissional.

“Do Cruzeiro recebi a maior oportunidade da minha vida. Escrevemos juntos um lindo capítulo de superação”, disse, ao lembrar o momento delicado pelo qual passava o clube quando anunciou a aquisição de 90% das ações da recém-criada Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, em dezembro de 2011.

No comando da Raposa, ele conseguiu o título da Série B do Campeonato Brasileiro em 2022, após o clube passar três anos na segunda divisão, e a classificação em 2023 para a Copa Sul-Americana da temporada seguinte.

O deputado Professor Cleiton (PV) enalteceu o talento e a genialidade do Fenômeno, que perpassará gerações. Ele também comentou o legado do ex-jogador, que vai além das quatro linhas.

Também o presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), lembrou a história de superação do ex-atleta, que teve sua carreira colocada em risco por graves lesões nos joelhos, e sua relação com o Estado, como jogador e dirigente. “Olhando para trás, depois de toda esta jornada nos grandes palcos do mundo, podemos dizer que uma parte de Ronaldo está definitivamente ligada a Minas Gerais”, frisou.

“Quando falamos em fenômeno, pensamos em um fato ou acontecimento notável. O apelido que ele recebeu não poderia ter sido outro, reflete exatamente o que ele representa na história do esporte”, concluiu Tadeu Martins Leite.

Ronaldo recebeu de ambos os parlamentares o título de cidadão honorário de Minas Gerais. Também acompanharam a solenidade os deputados Sargento Rodrigues (PL) e Coronel Henrique (PL) e as deputadas Ana Paula Siqueira (Rede) e Ione Pinheiro (União).

Antes do encerramento, o locutor Osvaldo Reis, o “Pequitito”, da rádio Itatiaia, narrou o que seria um gol histórico de Ronaldo pelo Cruzeiro, depois de infernizar a defesa adversária em companhia de outros ídolos históricos, como o ex-lateral Nonato, que marcou presença na homenagem.

O rapper Das Quebradas, autor do canto que entoou a campanha do retorno do Cruzeiro à primeira divisão, fechou a solenidade de forma descontraída, apresentando a música que compôs em homenagem ao Fenômeno.

Carreira
Em 18 anos de carreira, Ronaldo também atuou pelo PSV, da Holanda, por Barcelona e Real Madrid, da Espanha, por Milan e Internazionale de Milão, da Itália, e pelo Corinthians, do Brasil.

Entre os principais títulos que conquistou, destacam-se a Copa da Uefa de 1997, a Copa América de 1997 e de 1999, o Mundial de Clubes de 2002 e as Copas do Mundo de 1994 e de 2002. Ele foi eleito o melhor jogador do ano pela Fifa em três oportunidades: 1996, 1997 e 2002. Com informações da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!