Aumento de casos de Dengue obriga Pará de Minas executar novo protocolo de combate ao Aedes aegypti
Como o Portal GRNEWS adiantou, novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra que os casos de Dengue continuam aumentando a cada semana em Pará de Minas. E aliada à COVID-19, pode colapsar o sistema de saúde se nada for feito.
Além de cada paraminense cuidar da própria casa, o município tem buscado recursos para minimizar o problema.
Ainda em janeiro teve início os mutirões de limpeza, e somente nos residenciais Capanema e Cecília Meireles e no bairro Prefeito Walter Martins Ferreira, foram recolhidas cerca de 50 toneladas de materiais inservíveis. Com o aumento significativo de casos, agentes de combate a endemias iniciaram em fevereiro a aplicação do Ultra Baixo Volume (UBV) pelas ruas dos bairros. O inseticida interromperia a transmissão da doença.
E agora, mais uma ação do Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da gerência de Vigilância Ambiental. Os agentes iniciaram nesta semana no Residencial Capanema uma tentativa de bloqueio. Chamado de aerosystem, o produto é aplicado dentro da residência, matando o mosquito para que ele não transmita a doença, como contou o gerente de combate a endemias, Adailton Antônio Moreira:
Adailton Antônio Moreira
adailtonamaerocapa1
Rogério Rocha é Referência Técnica em Endemias da Superintendência Regional de Saúde e esteve em Pará de Minas acompanhando o trabalho dos agentes. Ele destaca a eficácia do produto utilizado nos imóveis do Residencial Capanema:
Rogério Rocha
rogerioraerocapa1
Fabiana Júnia Machado mora do Residencial e teve a residência pulverizada pelo aerosystem. Ela ressalta a importância do trabalho e pede ajuda de todos os vizinhos:
Fabiana Júnia Machado
fabianajmaerocapa1
Débora Cristina de Oliveira tem a mesma opinião da vizinha. Ela conta que as pessoas estão se importando apenas com a COVID-19 e esqueceram da Dengue:
Débora Cristina de Oliveira
deboracoaerocapa1
O UBV leve é aplicado nas ruas onde há casos confirmados de Dengue. A Unidade Básica de Saúde (UBS) envia ao setor de Combate a Endemias o endereço do paciente diagnosticado com a doença, que inicia a pulverização. Já o aerosystem será aplicado nos bairros onde há maior número de casos.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.