Aprovado reajuste salarial de 3.71% para servidores municipais; Sindicato convocará assembleia para discutir greve
A Câmara Municipal de Pará de Minas realizou ontem, 27 de fevereiro, mais uma reunião semanal ordinária. Em pauta, dois projetos de lei, requerimentos e pronunciamentos na tribuna livre.
O Portal GRNEWS acompanhou a reunião que teve início no horário regimental, mas foi suspensa após a leitura de requerimentos para a realização de audiência pública para prestação de contas do 3º quadrimestre da Prefeitura de Pará de Minas e também do Instituto Paraprev.
Logo após, foi retomada a reunião dos vereadores com a discussão para encaminhamento de votação do Projeto de Lei Ordinária nº 01/2024 encaminhado pelo prefeito Elias Diniz (PSD) à Câmara Municipal propondo reajuste com percentual de 3,71% para os servidores públicos, para o prefeito, vice-prefeito e secretários municipais.
Este projeto tinha sido retirado de pauta na reunião de 20 de fevereiro com pedido de vistas feito pela vereadora Irene Susana da Silva Melo Franco (PSB). Na ocasião ela disse ao Portal GRNEWS que o motivo seria cobrar esclarecimentos da administração municipal sobre um dos artigos que trata do reajuste para o magistério. No encontro de ontem, ela disse que não recebeu resposta do Executivo Municipal.
Mesmo assim, os vereadores debateram o projeto com um número expressivo de servidores municipais nas galerias da Câmara Municipal, que não esconderam a insatisfação com o reajuste salarial definido pelo prefeito Elias Diniz (PSD) e sua equipe.
Os vereadores argumentaram, durante o encaminhamento para a votação, que o reajuste proposto pelo prefeito para os servidores públicos municipais de 3.71% era muito baixo, mas sem alternativas, eles votariam favoráveis ao projeto para não deixar o servidor municipal sem nenhum reajuste.
Na primeira votação, o projeto foi aprovado sob protestos dos presentes por 15 votos a 0. Em seguida, os vereadores analisaram uma emenda enviada pelo Executivo Municipal retirando do projeto o aumento de salários para prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. Após argumentações, a emenda foi aprovada por 15 a 0. Ato contínuo, os parlamentares confirmaram a aprovação do reajuste em segunda votação por 15 a 0. A ausência foi o vereador Ronivelton Correa Barbosa (Republicanos), que por motivos pessoais, precisou deixar a reunião mais cedo.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Pará de Minas (Sitraserp), Tânia Valeriano Chaves Leite, afirmou que a aprovação do reajuste salarial de 3.71% significa uma perda muito grande para os servidores públicos municipais:
Tânia Valeriano Chaves Leite
salariotania1
Servidores públicos municipais que estavam na Câmara Municipal, muito insatisfeitos, pediram que a líder sindical convoque uma assembleia para que a categoria possa discutir uma possível greve para protestar e cobrar mais valorização. Tânia Valeriano Chaves Leite disse ao Portal GRNEWS que esta possibilidade é real, mas dependerá de análise jurídica e da decisão da assembleia:
Tânia Valeriano Chaves Leite
salariotania2
O vereador Leandro Guimarães Vieira (PTB) votou favorável ao projeto, mas afirma que o servidor público municipal precisa ser mais valorizado. Em sua opinião, essa valorização começa com o reconhecimento financeiro pelos serviços prestados:
Leandro Guimarães Vieira
salarioleo1
O secretário da Mesa Direta e ex-presidente da Câmara Municipal, Gladstone Correa Dias (PSDB), votou favorável ao reajuste para os servidores da Prefeitura de Pará de Minas. Ele também afirma que a categoria merece muito mais, mas os vereadores não tinham alternativa: era 3.71% ou nada:
Gladstone Correa Dias
salariotoninho1
Durante a reunião realizada ontem (27), os vereadores também aprovaram em duas votações por 15 votos a 0, o projeto de lei que reajusta em 3.82% os salários dos servidores do Legislativo paraminense. Esta matéria também havia saiu de pauta na reunião anterior com pedido de vistas do vereador Rodrigo Alves Meneses (MDB).
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.