Mercado do leite não foi satisfatório para produtores em 2019 mas pecuarista está otimista para o próximo ano
O mercado do leite foi um dos mais instáveis durante todo o ano de 2019. No mês de setembro o preço pago ao produtor pelo litro foi de R$ 1,36, no mês seguinte recuou cerca de 7%. O motivo da oscilação dos valores é que a queda tem início em setembro, quando aumenta a produção do Sul do país e no Sudeste começa o período chuvoso. Tudo isso influencia no valor final do produto.
Além disso, o produtor está receoso em fazer investimentos de médio e longo prazos, já que o valor do litro de leite vendido é incerto, sendo um mês bom, outro ruim, e isso gera insegurança no campo.
O pecuarista Milton Henriques Guimarães disse ao Portal GRNEWS que o ano não começou bom para os produtores de leite, porém ao longo dos meses a situação melhorou, mas voltou a estagnar no fim de 2019. Para 2020, a expectativa é de melhora no preço do litro de leite:
Milton Henriques Guimarães
miltonguimaraesleite20191
Especialistas financeiros afirmam que o cenário brasileiro atual é um dos melhores que se tem notícia no que se diz respeito a juros em empréstimos, financiamento e crédito voltados especificamente para o produtor rural. A média é de 7%, uma das menores taxas já vistas e isso agrada o produtor que pretende investir.
Milton Henriques Guimarães acredita que com estes juros baixos nas cooperativas de crédito a hora é do produtor rural investir para colher bons frutos no futuro:
Milton Henriques Guimarães
miltonguimaraesleite20192
Minas Gerais é o maior produtor brasileiro de leite do país, com aproximadamente 30% do total. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Minas baterá este ano um recorde histórico. A previsão é que o Estado atinja a produção de 7,6 bilhões de litros de leite.
Somente no município de Pompéu, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, a produção média diária é de 300 mil litros de leite, com um rebanho de 35 mil cabeças.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.