Instalado na Câmara conselho de comunicação com parlamentares e representantes da sociedade civil

A Câmara dos Deputados instalou na terça-feira (22) o Conselho Consultivo de Comunicação Social da instituição e o deputado federal Eduardo Barbosa foi indicado para a sua composição como Ouvidor-Geral da Casa.  O objetivo do novo órgão é discutir e estabelecer uma política de comunicação para a Câmara, ou seja, como a instituição deve se comunicar com a sociedade.

“A criação do Conselho é uma atitude moderna da Casa, que deseja ter um vínculo cada vez mais direto com a sociedade brasileira. É um momento de avanço, de maior transparência e de maior participação social”, afirmou Eduardo Barbosa.

Vinculado à Presidência da Casa, na condição de órgão assessor, o conselho é composto por 5 deputados, 2 servidores e 4 representantes da sociedade civil.

Além de Eduardo Barbosa, integram o Conselho:

Parlamentares:
Presidente – deputado Damião Feliciano (PDT/PB)

Secretário de Comunicação Social – deputado Fabio Schiochet (PSL/SC)

Secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais – deputado Orlando Silva (PCdoB/SP)

Secretário de Transparência – deputado Roberto de Lucena (PODE/SP)

Servidores:
Diretor-Executivo de Comunicação Social – David Miranda Silva Almeida

Diretor-Executivo de Participação, Interação e Mídias Digitais – Jorge Paulo de França Junior

Representantes da sociedade civil:
Ney da Nóbrega Ribas – presidente do Observatório Social do Brasil

Renata Vicentini Mielli – coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Heron Cid César Madrid – presidente da Associação das Mídias Digitais da Paraíba

O quarto nome representante da sociedade civil ainda não foi definido.

Atribuições do conselho
Além da atribuição de elaborar a política de comunicação e as diretrizes para os veículos de comunicação da Câmara – TV, Rádio, Agência de Notícias – e para todos que se comunicam em nome da instituição em qualquer canal (comunicação interna, redes sociais, etc.), também cabe ao conselho zelar para que as diretrizes da política sejam cumpridas.

Entre as competências do conselho estão:

  • Propor o estabelecimento e a atualização da política de comunicação da Câmara dos Deputados;
  • Opinar, quando provocado por qualquer membro do conselho, sobre a linha editorial de produção, programação e projetos da Secretaria de Comunicação Social e da Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais; e
  • Zelar pelo respeito à diversidade de opiniões e à pluralidade partidária na linha editorial dos veículos de comunicação da Casa.

Os serviços de comunicação da Câmara têm entre seus princípios e objetivos a oferta de informações claras e precisas, retratando a diversidade de opiniões do parlamento e a pluralidade da sociedade; o desenvolvimento de ações educativas, culturais e de utilidade pública; o respeito a padrões de ética e isenção; a divulgação de atividades institucionais; a inovação de conteúdos, linguagens e formatos para aperfeiçoar a divulgação de atos e processos decisórios; e a criação de mecanismos de interação com a sociedade civil para estimular o acesso ao debate legislativo e a transparência institucional. Com informações da Agência Câmara

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