Banho quente? Veja dicas para economizar e não comprometer a conta de energia elétrica

O frio chegou e a queda brusca nas temperaturas faz todo mundo querer tomar aquele banho mais quente. Ou seja, o chuveiro fica sempre na posição “inverno” que esquenta a água e torna o banho mais relaxante.

Porém, todo mundo sabe que o chuveiro é o verdadeiro vilão na conta de energia elétrica. E quanto mais quente o banho e mais demorado, mais cara vem a conta de luz.

Segundo especialistas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), uma hora de banho na temperatura “inverno” por dia equivale a duas tv’s ligadas durante 24 horas. Como o chuveiro tem potência elevada, ele gasta mais energia que outros eletrodomésticos. Na posição “verão” por exemplo, o consumo cai 30%.

Mas é possível economizar mesmo com o chuveiro ligado na temperatura mais quente. O tempo de uso é a principal dica, além de desligar o equipamento quando for ensaboar o corpo e lavar o cabelo.

Tomar banho em horários mais quentes do dia também ajuda a economizar, além de manter portas e janelas fechadas durante a higiene pessoal.

As dicas são do engenheiro de eficiência energética da Cemig, Thiago Douglas Ribeiro, que destaca atenção redobrada ao chuveiro que representa 30% da fatura de uma residência:

Cemig / Divulgação

Thiago Douglas Ribeiro
thiagodrenergfrio1

As duchas eletrônicas se tornaram populares com o tempo e elas permitem ajustar a temperatura, o que pode gerar economia:

Thiago Douglas Ribeiro
thiagodrenergfrio2

O engenheiro também alerta para o uso correto do chuveiro, desde a escolha do equipamento até o tempo do banho:

Thiago Douglas Ribeiro
thiagodrenergfrio3

Outras dicas incluem resistência. Se ela queimar, o importante é adquirir uma nas mesmas características da original. Se alterada pode comprometer a qualidade do produto e das instalações elétricas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!