Conferência discute desafios de envelhecer e o papel das políticas públicas para melhorar a qualidade de vida
Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas. Este foi o tema da 5ª Conferência Municipal do Idoso realizada na tarde de quarta-feira, 27 de março, no Salão Nobre do Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo, Centro, em Pará de Minas.
O evento é promovido pelo Conselho Municipal do Idoso (COMID), cujos membros participaram efetivamente do encontro, juntamente com servidores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e representantes de entidades ligadas à terceira idade.
Antes, foram realizadas duas pré-conferências nos meses de fevereiro e março para abordar o tema, que é amplo e precisa ser bem discutido. Já nesta quarta-feira, eles se reuniram para criar Políticas Municipais dos Direitos dos Idosos.
Para o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Vilson Antônio dos Santos, a Conferência é importante, pois só os idosos conhecem suas necessidades e podem sugerir melhorias:
Vilson Antônio dos Santos
vilsonantonio_conferencia
Com base em estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2018, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso informa que em Pará de Minas existem mais de nove mil idosos. Esse número representa cerca de 10% dos 93 mil habitantes da cidade.
Por isso é importante traçar estratégias e criar metas de melhoria dos serviços para esta população. Além é claro de poder dar aos membros da terceira idade uma melhor qualidade de vida. É isso que o presidente do COMID, José Raimundo de Almeida, espera como resultado da conferência:
José Raimundo de Almeida
joseraimundo_conferencia
A palestrante desta edição do evento foi a psicóloga Natália Nunes Scoralick Lempke. Ela falou sobre os desafios do envelhecimento e a importância de preparar o mundo para a terceira idade, pois a cada ano as pessoas tem maior expectativa de vida:
Natália Nunes Scoralick Lempke
natalianunes_conferencia
Quem também participou da 5ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso foram As Mocinhas da Idade. As integrantes da melhor idade dançaram, cantaram e recitaram poemas. Mostraram que o idoso de hoje é ativo e precisa buscar novas opções de lazer e cultura.
Ao final do encontro foram eleitos delegados que apresentarão as propostas do município na Conferência Estadual dos Direitos do Idoso que ainda não tem data definida.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.