Município de Pará de Minas lidera Ranking Nacional de Saneamento Básico
Pará de Minas é mais uma vez destaque nacional no saneamento básico, devido ao trabalho desenvolvido pela concessionária Águas de Pará de Minas. A cidade ficou em primeiro lugar do Brasil, no Ranking de Competitividade dos Municípios, promovido pela ONG Centro de Liderança Pública (CLP). Os índices atingidos reafirmam o compromisso da concessionária de levar mais saúde e qualidade de vida para a população. Hoje, 100% dos moradores da cidade têm acesso à água tratada e 99,5% à coleta e tratamento de esgoto.
Na sua quinta edição, o ranking do CLP analisou 404 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, abrangendo quase 60% da população nacional – aproximadamente 127,91 milhões de habitantes. A avaliação se baseia em 65 indicadores organizados em 13 pilares temáticos, que contemplam três dimensões: instituições, sociedade e economia.
O Ranking de Competitividade analisou a infraestrutura de saneamento como um dos pilares fundamentais para a qualidade de vida, saúde pública e preservação ambiental. Em um cenário onde muitos municípios brasileiros enfrentam desafios em oferecer serviços adequados, Pará de Minas se destaca como um exemplo positivo. O novo marco legal do saneamento, que busca superar décadas de investimentos insuficientes, reforça a importância de iniciativas como as da concessionária, que demonstram que investimento e responsabilidade socioambiental podem levar a melhorias significativas.
A superintendente da Águas de Pará de Minas, Márcia Freiberg, ressalta a importância desses investimentos da concessionária que garantem a segurança hídrica e também possibilita o desenvolvimento econômico, pois, não faltará água para a instalação de novas empresas no município:
Márcia Freiberg
rankingmarcia1
Outro ponto que merece destaque, é o indicador de perdas de água em Pará de Minas que era de quase 40% quando a Águas de Pará de Minas assumiu o serviço, e recentemente esse índice caiu de 17% para apenas 16,05%, número bem abaixo da média nacional, que é de 40%:
Márcia Freiberg
rankingmarcia2
Márcia Freiberg lembra que nesta época do ano em predomina a estiagem na região de Pará de Minas, o nível de água no Ribeirão Paciência e de outros mananciais cai consideravelmente:
Márcia Freiberg
rankingmarcia3
A Águas de Pará de Minas também se destacou o ranking nacional pela coleta e tratamento de 99,5% do esgoto no município. Outro ponto de atenção é o monitoramento constante no Ribeirão Paciência para evitar que efluentes descartados de maneira irregular comprometa a captação de água para tratamento e abastecimento da população paraminense:
Márcia Freiberg
rankingmarcia4
Ao longo de nove anos de prestação de serviços no município, a Águas de Pará de Minas investiu em tecnologia de ponta, modernizando o sistema de abastecimento de água com a implantação de uma nova ETA e a modernização da antiga, que conta com monitoramento on-line, em tempo real, da qualidade da água. A implementação de um controle autônomo de pressão permitiu uma gestão mais eficiente, assegurando operações com pressões estáveis e reduzindo a perda de água de 38% para apenas 16,05%. Esse esforço não apenas melhorou a infraestrutura da cidade, mas também preserva os recursos hídricos para as futuras gerações. O tratamento de esgoto também ganhou investimentos, com a modernização da ETE do Bairro União e as outras nove estações instaladas na zona rural do município.
Assim, o trabalho da Águas de Pará de Minas não só coloca a cidade em posição de destaque no ranking, mas também serve como inspiração para outros municípios que buscam aprimorar seus serviços de saneamento básico, promovendo um ambiente mais saudável e sustentável para todos.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.