Clubes de serviços de Pará de Minas realizam testes rápidos para detectar hepatites
A hepatite se tornou um grave problema de saúde pública no mundo e também no Brasil. Milhões de brasileiros são portadores dos vírus B e C e não sabem. É aí que está o problema pois a inflamação do fígado se não tratada pode causar ainda mais danos ao órgão como cirrose e até câncer.
A doença é causada por vírus ou uso de alguns tipos de remédio, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Como a hepatite é silenciosa e nem sempre apresenta sintomas, quando o paciente chega a sentir muito cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômitos, urina escura e olhos amarelados, o problema já se complicou.
O diagnóstico é feito através de um teste rápido que fica pronto em poucos minutos. No mês dedicado à prevenção as hepatites virais, o Rotary Club Pará de Minas em parceria com o Rotary Club Bariri promove na cidade um evento de conscientização na Praça Torquato de Almeida.
A entidade recebeu kits para realizar o teste rápido na cidade e promover saúde, como conta o presidente do Rotary Club Pará de Minas, Jean Santos:
Jean Santos
jeansantoshep
Ricardo Pereira de Souza é o presidente do Rotary Club Bariri que realiza a ação em conjunto com o Rotary Pará de Minas. Para a ação eles receberam 600 kits e esperam utilizar todas no evento:
Ricardo Pereira de Souza
ricardopereirahep
Os testes serão feitos na Praça Torquato de Almeida, Centro de Pará de Minas, neste sábado, 27 de julho, de 8 às 12 horas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.