Campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite será realizada em agosto para imunizar crianças


No último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, no dia 18 de julho, foram registrados 145 novos casos de Sarampo no Brasil. O número de infecções passou de 677 para 822 em todo o país.

Os estados do Amazonas e de Roraima foram os mais afetados e tiveram dois surtos da doença. Em outros cinco estados houveram casos isolados, segundo informações das autoridades em saúde.

Especialistas acreditam que os surtos de sarampo no norte podem estar relacionados a grande migração de venezuelanos para a região devido a grave crise política e econômica do país vizinho.

A suspeita foi comprovada pelo genótipo do vírus (D8), que é o mesmo que circula na Venezuela. A vacinação é a melhor forma de prevenir o sarampo e a poliomielite e por isso é importante que todos os municípios tenham uma boa cobertura vacinal.

A baixa procura pela imunização fez com que as doenças que antes eram consideradas praticamente erradicadas voltassem. Agora será promovida uma campanha para sanar o problema de imunização.

De acordo com Érica Regina da Silva, coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha contra o Sarampo e a Poliomielite será voltada para crianças de um ano a menor de cinco anos.

Os adultos devem seguir o calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde. As pessoas com até 29 anos devem ter tomado duas doses. A partir dos 30 anos uma dose da vacina é o suficiente:


Érica Regina da Silva
vacinasarampoericaregina1

Em Pará de Minas a campanha de imunização será realizada entre os dias 6 e 31 de agosto. O Dia D está marcado para o sábado 18 de agosto, das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde. O objetivo é melhorar a cobertura vacinal e prevenir as doenças:

Érica Regina da Silva
vacinasarampoericaregina2

O Sarampo é uma doença viral e pode ser transmitida através da tosse e de secreções. Ela pode causar irritação nos olhos, corrimento no nariz, tosse persistente, manchas vermelhas na pele, mal estar e manchas brancas na bochecha.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!