Rede de Atenção Psicossocial de Pará de Minas é referência em MG por oferecer acolhimento multiprofissional e humanizado

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria Municipal de Saúde é composta por diversos equipamentos públicos que ofertam atendimentos específicos em saúde mental para crianças, adolescentes, jovens e adultos. A RAPS de Pará de Minas é referência em Minas Gerais por oferecer atendimento humanizado aos pacientes do município, desde o acolhimento ao acompanhamento continuo de cada caso.

O serviço, amplo e gratuito, passa por alterações pontuais para garantir ainda mais facilidade de acesso à população aos equipamentos públicos, com o objetivo de atender bem aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A psicóloga Marina Saraiva, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, reforça a atuação e importância do investimento feito pelo município no aprimoramento dos atendimentos relacionados a saúde mental:

Marina Saraiva
marinaraps1

A coordenadora destaca a importância da atuação dos profissionais em cada segmento. Todos estão muito bem preparados para o acolhimento necessário dos pacientes, inclusive durante situações de emergência:

Marina Saraiva
marinaraps2

Marina Saraiva também chama atenção para os espaços que garantem o cuidado especializado, não só em momentos de crise, mas enquanto o paciente e o profissional capacitado julgarem necessário:

Marina Saraiva
marinaraps3

Conheça os equipamentos e os atendimentos englobados pela Rede de Atenção Psicossocial de Pará de Minas.

– Unidades Básica de Saúde (UBSs): Além de enfermeiros, médicos, dentistas, agentes de saúde, profissionais administrativos e técnicos, as UBS’s também contam com uma equipe multiprofissional. Composta por psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, farmacêuticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e outros profissionais que realizam atividades individuais e coletivas.

– Núcleo de Valorização da Vida: Profissionais que realizam ações de prevenção de doenças mentais, promoção de saúde e posvenção.

– Centro de Convivência Caminho da Esperança: Espaço para a produção de sentido através de oficinas e atividades artísticas que visam a inclusão de pessoas portadoras de transtornos mentais.

– Residência Terapêutica: Morada para pessoas em sofrimento mental, que não tenham suporte familiar.

– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II): Conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem e administrativos. Todos preparados para o acolhimento de crises e situações de urgência.

– Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPS II): Equipamento especializado no acolhimento e cuidado com crianças e adolescentes de todas as idades. Também conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem e administrativos. Todos preparados para o acolhimento de crises e situações de urgência.

– Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas (CAPS AD): Serviço de saúde que visa o atendimento das pessoas que apresentam sofrimento mental em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas. Conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem e administrativos. Todos preparados para o acolhimento de crises e situações de urgência.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!