Biblioteca Pública mantém funcionamento durante a pandemia com medidas para garantir segurança dos leitores

A Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado é uma das mais completas do interior mineiro. Instalada em um prédio centenário, a Casa da Cultura de Pará de Minas, tem hoje um acervo de cerca de 40 mil livros e 22 mil usuários cadastrados.

Nas prateleiras, clássicos da literatura infantil, documentários, romances, suspenses, ficções, livros lançados recentemente, e também títulos em braile, pra agradar todos os leitores.

Por alguns meses a Biblioteca Pública ficou fechada devido a pandemia do novo coronavírus. No início de maio, após novo decreto municipal, a biblioteca retomou os atendimentos tomando várias medidas de segurança.

Os cuidados especiais permanecem desde então, seguindo orientações do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Por enquanto os leitores podem devolver os livros e também fazer novos empréstimos desde que indique a obra que deseja. É que a população está impedida de entrar na biblioteca e uma mesa foi colocada na porta, para que o serviço seja oferecido mesmo que de forma parcial.

A bibliotecária Uli Rodrigues Capanema explica os serviços oferecidos neste momento de pandemia:

Uli Rodrigues Capanema
ulicapabiblio1

Além da assepsia, os livros devolvidos são colocados em caixas e permanecem em quarentena por 15 dias. Só depois deste prazo eles são colocados nas prateleiras.

Neste período de pandemia aumentou a procura por alguns gêneros, como conta Uli Capanema:

Uli Rodrigues Capanema
ulicapabiblio2

Mas no geral, segundo a bibliotecária, diminui a quantidade de exemplares emprestados no geral:

Uli Rodrigues Capanema
ulicapabiblio3

Os projetos de incentivo à leitura continuam suspensos, assim como a inscrição de novos usuários.

Mas quem já tem a carteirinha e quer saber os livros disponíveis, basta entrar no Instagram da Biblioteca @bibliotecamunicipalpm e ter todas as informações.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!