Moradores de Meireles pedem ações de reparação à Vale e mineradora diz que estuda solicitações

Os moradores de Meireles aguardam ações de compensação e reparação por parte da mineradora Vale que usou ruas e estradas do distrito para construir a adutora que liga o Rio Pará à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Pará de Minas. Um manifesto já protocolado no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pela Comarca de Pará de Minas mostra quais obras a comunidade mais precisa no momento.

Segundo os moradores, as obras estragaram as ruas do distrito e a tubulação pode se romper a qualquer momento, causando até mesmo uma tragédia. A Vale ainda não se pronunciou aos moradores se alguma ação será realizada no local e eles aguardam um posicionamento oficial.

Como mostrado pelo Portal GRNEWS, na tarde de quinta-feira (25) moradores de Meireles se reuniram com o promotor Delano Azevêdo e também representantes da Prefeitura, entre eles o prefeito Elias Diniz (PSD). Nenhum acordo foi feito e as discussões foram calorosas. Os moradores do distrito continuam sem resposta após vários pedidos e manifestações.

O Portal GRNEWS entrou em contato com a assessoria de comunicação da mineradora para saber se há algum projeto voltado à compensação do distrito pelos danos causados.

Em nota, a Vale confirmou que “segue em tratativas com o Ministério Público de Minas Gerais e estuda as solicitações complementares apresentadas pela comunidade de Meireles não previstas no Termo de Compromisso assinado junto ao MPMG em 2019. Importante esclarecer que todos os municípios afetados pelo rompimento da Barragem B1 receberão valores contemplados no Acordo Global assinado junto ao Governo de Minas em fevereiro deste ano para implantação das medidas compensatórias”.

Ainda segundo a mineradora, “cabe destacar o compromisso assumido pela Vale para entrega das vias rurais em melhores condições que aquelas encontradas antes do início das obras, assim como da entrega das vias urbanas em condições no mínimo idênticas àquelas registradas também antes do início das obras”.

A nota diz ainda que o valor orçado no Termo de Compromisso, feito junto ao MPMG, é de aproximadamente R$ 127 milhões, e os custos do novo sistema de captação no rio Pará está em aproximadamente R$ 150 milhões, “o que reforça o compromisso da empresa em não poupar esforços ao entregar um produto da mais alta qualidade à população de Pará de Minas”.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!