Centro de Especialidades Odontológicas continua atendendo casos de urgência e emergência

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na antiga Policlínica, continuou funcionando. Mas seguindo diretrizes do Ministério da Saúde, foram priorizados atendimentos de urgência e emergência já que tratamentos bucais são considerados de risco tanto para o profissional como principalmente para o paciente.

Uma nova determinação do governo federal alterou os atendimentos e pra colocar as mudanças em prática o setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu ações e estratégias para operacionalização do atendimento odontológico.

Mesmo na onda roxa serão atendidos serviços de emergência como sangramento, infecções graves e traumas envolvendo ossos faciais. Na urgência são casos como dor dentária, processos infecciosos ou inflamatórios, fraturas e suspeitas de malignidade e biópsia de tecido suspeito.

Casos como dor causada por lesão cariosa, remoção de sutura, necessidade de estética como perda de restauração e reparo de próteses e cimentação de próteses são considerados inadiáveis e por isso passam a ser atendidos mesmo durante a vigência da onda roxa.

Cristiane Dias Berigo é Diretora em Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde e deu mais detalhes do atendimento:

ASCOM Prefeitura de Pará de Minas/ Divulgação

Cristiane Dias Berigo
cristianedbondrox1

Antes da pandemia o setor também fazia um trabalho especial voltado às gestantes. Mas agora as ações acontecem por telefone:

Cristiane Dias Berigo
cristianedbondrox2

O paciente que não tem a sala de odontologia na sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência é atendido no CEO. Além disso, cirurgias e tratamentos mais complexos são realizados na unidade do bairro Nossa Senhora das Graças.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!