Venda de peixes aumenta na Quaresma; veja dicas para escolher um peixe de qualidade
A Quaresma é tempo de penitência para os cristãos. A Igreja Católica prega que na Quarta-Feira de Cinzas e em todas as sextas-feiras do período, o cristão deve se abster de comer carne vermelha.
Por isso, muita gente opta por ovos e peixes. Este último faz com que as lojas especializadas fiquem lotadas durante a quaresma, especialmente na Quarta-Feira de Cinzas, quando o jejum tem início.
Nesta quarta, 26 de fevereiro, os paraminenses foram as compras bem cedo e lotou as lojas que comercializam peixes. Muitos queriam comer um peixe delicioso no almoço, seja peixe assado ou frito. Aparecida Silveira é gerente de dois restaurantes na cidade e ao Portal GRNEWS, ela conta que a demanda aumenta consideravelmente nesta época, especialmente pela moqueca:
Aparecida Silveira
cidasilveiravendapeixes1
Os próximos 40 dias serão de muito trabalho para o balconista Antônio Neves Pereira, que nem vê a hora passar tamanha movimentação. Segundo ele, os paraminenses gostam do filé, por ser bem carnudo e preço acessível:
Antônio Neves Pereira
antoniovendapeixes1
O balconista lembra que o consumidor deve ficar atento à procedência do peixe adquirido. Após a contaminação do Rio Paraopeba e todas as advertências, ainda tem gente pescando no local e vendendo:
Antônio Neves Pereira
antoniovendapeixes2
O Portal GRNEWS separou algumas dicas importantes para você observar ao comprar peixe. A primeira coisa é ficar de olho na pele. Ela tem que estar brilhante.
As guelras também devem ser observadas com atenção. Localizada no fim da cabeça do peixe, elas tem que estar com a cor avermelhada.
As escamas devem ser firmes e homogêneas. Se estiverem opacas, escolha outro peixe.
Na hora de guardar o peixe congelado em casa também é preciso ter cuidado. Eles devem ser mantidos no freezer e descongelados apenas quando forem ser usados. E outra informação importante: um peixe descongelado não pode ser congelado novamente, pois prejudica a qualidade e o sabor.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.