Seminário pela inclusão na saúde reúne especialistas e público LGBTQIAPN+ em Pará de Minas. Evento discutirá acolhimento e atendimento humanizado
Pará de Minas promove uma importante mobilização social no dia 28 de novembro de 2025, das 8h às 12h, com a realização do 1º Seminário de Saúde Integral e de Atendimento ao Público LGBTQIAPN+ chega como um marco regional na construção de políticas públicas mais humanizadas, reforçando o direito à saúde e o compromisso com a dignidade dessa população.
Roda de diálogos para fortalecer políticas e combater preconceitos
Idealizado para integrar profissionais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gestores, estudantes e representantes da sociedade civil, o encontro busca aprofundar conhecimentos e desconstruir estigmas que ainda dificultam o acesso pleno aos serviços públicos. A proposta é unir saberes e experiências para fortalecer uma rede de apoio que consiga ouvir, acolher e garantir direitos.
Direitos assegurados em lei e a necessidade de ampliar o cuidado
A iniciativa reforça princípios fundamentais previstos na Constituição Federal, na Lei Orgânica da Saúde e na Política Nacional de Saúde Integral LGBT, que asseguram atendimento universal, equânime e integral. No campo da assistência social, o SUAS também garante proteção, fortalecimento de vínculos e promoção de inclusão, bases indispensáveis para uma sociedade que respeita a diversidade e protege vidas.
Acolhimento que respeita identidades e preserva dignidades
Durante o seminário, participantes serão convidados a refletir sobre práticas de atendimento que respeitem o nome social, reconheçam identidades de gênero, assegurem sigilo e ampliem o acesso a diferentes políticas públicas. A proposta é fortalecer um cuidado que atenda corpo, mente e história — sempre com ética, humanidade e compromisso com a vida.
Um convite à mudança na prática profissional
Com palestras, debates e rodas de conversa, o evento pretende ampliar a visão de quem atua no serviço público ou na formação acadêmica. Cuidar, neste contexto, significa enxergar a pessoa em sua integralidade e assumir o compromisso de combater a discriminação enquanto se promove saúde, cidadania e inclusão.
O 1º Seminário de Saúde Integral e de Atendimento ao Público LGBTQIAPN+ será realizado na Rua Ricardo Marinho, 110, Bairro São Geraldo, em Pará de Minas. As inscrições já estão disponíveis, basta acessar AQUI. A construção de uma rede mais justa e acolhedora começa pelo diálogo — e esse seminário é um passo essencial nessa direção.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

