Cerca de 70 pessoas doam sangue em cada coleta no Posto Avançado da Fundação Hemominas em Pará de Minas
O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Fundação Hemominas foi inaugurado no Município de Pará de Minas em junho de 2022. Com isso a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atendeu uma reivindicação de décadas dos paraminenses.
A partir daí Pará de Minas entrou em um grupo muito seleto entre os 853 municípios de Minas Gerais que possuem um posto de coleta de sangue da Fundação Hemominas. Esse equipamento público facilitou e muito, a vida dos paraminenses, que até junho deste ano, precisavam se deslocar até Divinópolis para doar sangue.
Nesta sexta, 25 de novembro, ocorreu mais um dia de coleta de sangue no posto avançado em Pará de Minas. Mas não foi um dia qualquer. A equipe do PACE e os voluntários celebraram com doação de sangue e muita festa o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado nesta sexta-feira, 25 de novembro.
Como reconhecimento à ação de voluntários, a Fundação Hemominas concedeu certificados em quatro versões: Ouro (por 35 doações), Prata (25 doações), Bronze (15 doações) e, Azul (10 doações).
Um destes certificados foi entregue a voluntária Priscila Freitas. Ela tem 31 anos, reside no Bairro Eldorado em Pará de Minas, trabalha para os Correios, doa sangue há mais de 10 anos. A doadora ressalta a relevância desse ato que ajuda a salvar vidas e pede que as empresas liberem seus funcionários para que eles possam doar sangue:
Priscila Freitas
pacepriscila1
Operadora de Telemarketing, Joana D’Arc Lima Paulino, tem 42 anos, reside no Bairro Santa Edwirges, foi outra certificada pela Fundação Hemominas. Para ela, as pessoas precisam se conscientizar sobre a importância desse ato de amor que salva vidas:
Joana D’Arc Lima Paulino
pacejoana1
O enfermeiro Clelton Pacheco, responsável pelo PACE, afirma que hoje foi um dia especial, não só por receber os voluntários que ajudam a salvar vidas, mas por celebrar festa o Dia Nacional do Doador de Sangue, com música ao vivo, café reforçado e brindes.
Até porque os doadores merecem. Desde a inauguração do PACE aumentou e muito o número de doadores de sangue em Pará de Minas. Ele também afirma que está sendo avaliada a possibilidade de ampliar os dias para captação de sangue e explica porque a quantidade de doadores é limitada a 70 pessoas nas datas de coletas:
Clelton Pacheco
paceclelton1
Afirma que a população de Pará de Minas é muito solidária. Cita como exemplo, um fato recente em que dois jovens do município, vítimas de acidente, precisaram de doadores de sangue. Após uma mobilização dezenas de pessoas compareceram em uma data específica para esta captação:
Clelton Pacheco
paceclelton2
Muitos hemocentros brasileiros estão com estoques baixos e fazendo campanhas para atrair doadores. Clelton Pacheco diz que esse cenário piorou com a chegada da pandemia de Covid-19. Em Pará de Minas são agendados 70 doadores em cada coleta, o que contribui e muito para reforçar o estoque da Fundação Hemominas ajudar a quem precisa:
Clelton Pacheco
paceclelton3
Clelton Pacheco destaca a importância de o doador agendado que não puder comparecer, avisar com antecedência sobre sua ausência para que outro posso ser chamado:
Clelton Pacheco
paceclelton4
O responsável pelo PACE aproveita para informar quem pode doar sangue e cita algumas situações em que a captação de sangue não pode ser realizada:
Clelton Pacheco
paceclelton5
O Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Fundação Hemominas está instalado nas dependências do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no Bairro Senador Valadares, em Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.