MG terá 30 novas unidades da UAI, mas Pará de Minas segue fora da lista do governo estadual
O Governo de Minas anunciou a instalação de 30 novas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Programa UAI Compartilha. O investimento de R$ 10,8 milhões será usado na compra de equipamentos, mobiliário e sinalização. Com isso, o estado passará a contar com mais de 80 unidades em funcionamento.
Municípios contemplados
De acordo com a lista divulgada pelo governo, as novas UAIs estarão distribuídas por todas as regiões de Minas Gerais:
Noroeste de Minas: João Pinheiro, Presidente Olegário e Vazante
Norte de Minas: Pirapora, Jaíba e Várzea da Palma
Jequitinhonha/Mucuri: Capelinha, Minas Novas e Pedra Azul
Rio Doce: Mantena, Guanhães e Aimorés
Zona da Mata: Viçosa, Ubá e Manhumirim
Central: Conselheiro Lafaiete, Carandaí e São Joaquim de Bicas
Centro-Oeste de Minas: Itaúna, Formiga e Bom Despacho
Sul de Minas: Guaxupé, Santa Rita do Sapucaí e Três Pontas
Alto Paranaíba: São Gotardo, Monte Carmelo e Coromandel
Triângulo: Iturama, Frutal e Araguari
Pará de Minas mais uma vez de fora das prioridades do Governo de MG
Apesar das constantes reivindicações do prefeito Inácio Franco e de vereadores junto ao vice-governador Mateus Simões, Pará de Minas, que possui mais de 100 mil habitantes, não foi incluída entre os municípios contemplados. A ausência reacende o debate sobre a urgência da instalação de uma unidade, diante da alta demanda por serviços como a emissão de carteiras de identidade.
Problemas no atendimento local
Atualmente, muitos moradores precisam buscar atendimento em cidades vizinhas para conseguirem a emissão da Carteira de Identidade. Além disso, há queixas frequentes sobre a ausência de pessoas que agendam e não comparecem, gerando ainda mais dificuldade para quem realmente necessita do serviço.
Segurança pública e cidadania
A falta da UAI em Pará de Minas também impacta a Polícia Civil, que mantém investigadores deslocados para funções administrativas ligadas ao trânsito, em vez de concentrá-los em investigações criminais. Autoridades destacam que a instalação de uma unidade traria reflexos positivos para a segurança, além de garantir mais agilidade, comodidade e eficiência no atendimento à população.
Exemplo de referência
Em Divinópolis, que já conta com uma UAI, os resultados são considerados positivos, servindo como modelo de eficiência e melhoria no atendimento ao cidadão. Na região Centro-Oeste de MG, onde a cidade de Pará de Minas está localizada, os municípios de Itaúna, Formiga e Bom Despacho também terão suas unidades da UAI. Com informações da Agência Minas
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


