Ipês roxos floridos embelezam Pará de Minas em um espetáculo da natureza. Veja imagens


Nas últimas semanas o município de Pará de Minas vem sendo enfeitada pela beleza das flores dos ipês roxos. As árvores de grande porte chamam a atenção pelas cores fortes e em grande quantidade. Um espetáculo da natureza.


Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


A Tabebuia, nome científico do ipê, teve sua flor do declarada como a flor nacional do Brasil. Isso foi oficializado no ano de 1978, por meio da lei 6.507. Ipê vem do tupi e significa árvore cascuda.


As espécies deste gênero são importantes para obtenção de madeira usada para mobília e outros usos ao ar livre. As flores do ipê branco e amarelo podem ser utilizadas na alimentação tanto cruas quanto cozidas ou fritas.


As diferentes flores coloridas tem uma época específica para desabrocharem e mostrarem sua beleza. De acordo com Milton Santana, Viveirista do Instituto Estadual de Florestas (IEF), o ipê roxo é o primeiro da lista e o branco o último:


Milton Santana
iperoxomiltonsantana1


Ele explica que a planta não precisa de muita água porque floresce em tempo de seca. O viveiro do IEF estará colhendo as sementes das árvores para produzir mudas de qualidade para serem plantadas:

Milton Santana
iperoxomiltonsantana2


Aproveitou a oportunidade para chamar a atenção da gestão pública em relação ao reflorestamento que precisa ser feito no perímetro urbano. Muitas árvores estão condenadas, oferecendo riscos e precisam ser substituídas:

Milton Santana
iperoxomiltonsantana3


Vale ressaltar que para ser plantada uma espécie de árvore é sempre importante buscar as informações técnicas necessárias para evitar problemas com rede elétrica, danos na calçada e estrutura de casas e prédios.


Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!