Onça de Pitangui decreta novas medidas de prevenção à COVID-19, após confirmação do primeiro caso

O novo coronavírus é uma realidade em quase 700 municípios mineiros. Se antes o numero crescente de casos era em grandes centros urbanos, como Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia, a COVID-19 agora se espalha pelo interior.

Em Onça de Pitangui, um caso foi confirmado e outros 15 foram notificados como suspeitos. Quatro pessoas são acompanhadas pelas equipes de saúde e estão em isolamento domiciliar. Diante da situação, o prefeito Geraldo Magela Barbosa (PP), O Geraldo Tachinha, decidiu publicar um novo decreto para conter o avanço do vírus no município.

O Decreto Municipal nº 581 de 25 de junho de 2020 reedita novas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus na cidade. As medidas excepcionais valem a partir de 0h do dia 26 de junho e tem vigência por tempo indeterminado.

Estão suspensas por prazo indeterminado atividades e prestações de serviços de bares e sorveterias, que podem funcionam como delivery ou retirada no local. Bares de 17 às 20 horas e sorveterias de 10 às 18 horas.

Já espetáculos de qualquer natureza, feiras, congressos, seminários, eventos e competições esportivas, casamentos, confraternizações, batizados, aniversários, noivado, chá de bebê e fralda, chá revelação, inaugurações, festas juninas, fogueiras e reinaugurações em espaços públicos ou privados estão proibidos.

Já açougues, supermercados, padarias, correios, oficinas, posto de combustível, casas lotéricas, salões de beleza, academias, igrejas, restaurantes e lanchonetes, serviços de coleta de sangue e setores industriais podem funcionar desde que adotem medidas de previsão.

Motoristas de veículos que transportam pacientes só farão o serviço em situações emergentes. Já os médicos especialistas também atenderão casos urgentes, e apenas ginecologistas manterão o atendimento às gestantes com pré-natal em andamento.

Quanto aos estabelecimentos comerciais, mercearias, supermercados e padarias funcionarão de 7 às 19 horas; casas lotéricas de 8 às 17 horas; posto de combustível de segunda a sábado de 6h30 às 19h30 e domingo de 7 às 13 horas; agência dos Correios de 8 às 12 horas; e restaurantes e lanchonetes de 8 às 15 horas.

Os estabelecimentos autorizados a funcionar deverão disponibilizar álcool em gel para os clientes, além de cobrar o uso de máscara. É preciso ainda manter o distanciamento mínimo de 1,5 metros.

O prefeito Geraldo Tachinha falou ao Portal GRNEWS sobre a importância de todos seguirem as normas para evitar que novos casos sejam registrados na cidade. Além disso uma parceria foi feita com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG):

Geraldo Tachinha
geraldotachdecretoonca1


Geraldo Barbosa destaca que a Prefeitura e Secretarias permanecem fechadas por tempo indeterminado, funcionando somente em trabalho interno. Atendimento ao público somente para casos urgentes. E faz um pedido a toda população:

Geraldo Tachinha
geraldotachdecretoonca2

Quem precisar de informações sobre as novas regras ou precisa de algum serviço oferecido pelo Município pode ligar na Prefeitura no telefone (37) 3273-1133.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!