Elias Diniz confirma que mamógrafo funcionará no Hospital Municipal Padre Libério

O Portal GRNEWS adiantou em outubro de 2019, que o Município adquiriu junto ao Consórcio de Cooperação Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba (ICISMEP) um mamógrafo. O aparelho pretende evitar com que as paraminenses viajem até Brumadinho para realizar o exame. Assim diminui-se também os gastos com gasolina e manutenção de veículos e profissionais que levam estas mulheres para fazer a mamografia.

A intenção era instalar o equipamento ainda em outubro, mas trâmites legais atrasaram a conclusão do processo. Já em dezembro, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto que cede ao ICISMEP uma sala da Secretaria Municipal de Saúde para instalação do mamógrafo e em breve o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty confirmou a instalação.

Desde então as mulheres aguardam a conclusão do processo, instalação do equipamento e início do funcionamento, remarcado para março. Uma sala do antigo prédio do Pronto Atendimento José Porfírio de Oliveira foi reformada de acordo com as exigências sanitárias e estava pronta para receber o equipamento.

Porém, teve início a pandemia do novo coronavírus e alguns planos tiveram de ser alterados. Com a transformação do antigo P.A. em Hospital Municipal Padre Libério, a sala reformada continua disponível e é lá que o mamógrafo será instalado, como contou ao Portal GRNEWS o prefeito Elias Diniz (PSD):

Elias Diniz
eliasdmamjun1


O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) também está quase pronto para começar a funcionar. Localizado bem ao lado do Hospital Municipal Padre Libério, a intenção é interligar os dois prédios para melhor atender a população, que poderá consultar e fazer exames em um só local.

O prefeito também confirma que em breve o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Pará de Minas terá uma equipe avançada, como já adiantado pelo Portal GRNEWS:

Elias Diniz
eliasdmamjun2

A expectativa é que o mamógrafo comece a funcionar na segunda semana de junho. O equipamento adquirido tem capacidade para fazer mil exames por mês. Como a demanda em Pará de Minas é de em média 200, o Município poderá pactuar a realização das mamografias com outras cidades, que pagarão pelo serviço.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!