Paraminenses continuam reclamando da demora na fila da Policlínica para marcar consultas pelo SUS


Esta semana a Secretaria Municipal de Saúde anunciou o retorno da marcação de consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Pará de Minas. O procedimento ficou suspenso durante alguns dias.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A suspensão dos serviços gerou muitas queixas e os usuários disseram que ninguém foi avisado previamente e perderam tempo ao procurar a Policlínica, na região central de Pará de Minas.


De acordo com Paulo Duarte, secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo e, interino da Saúde, a agenda de consultas estava fechada porque estava sendo trocado o sistema eletrônico que contém o banco de dados dos usuários do SUS no município.

O objetivo da administração pública municipal é manter um sistema mais moderno e que possibilite uma integração entre todas as unidades de saúde. Com isso será implantando também o prontuário eletrônico.


Todas as medidas anunciadas pela atual gestão têm como objetivo de dar celeridade aos atendimentos e a realização de exames laboratoriais. As mudanças deverão ocorrer de forma gradativa e organizada.

A reportagem do Portal GRNEWS esteve novamente na Policlínica nesta quinta-feira, 25 de maio, para ouvir as pessoas que estavam na fila destinada a marcação de consultas. Para Mara Luciana Ribeiro Souza, o atendimento continua muito difícil por causa da burocracia e a demora:


Mara Luciana Ribeiro Souza
consultasmaralucianaribeirosouza

A dona de casa Artina Auxiliadora Barbosa conta que desde o ano de 2008 está esperando uma consulta com especialista. Ela elogiou o atendimento das servidoras da marcação de consultas, mas reclamou da demora:


Artina Auxiliadora Barbosa
consultasartinaauxiliadorabarbosa

Elzi Belo de Oliveira Cecílio da Silva conta que há muito tempo vem tentando marcar uma consulta. Segundo ela, a demora em conseguir atendimento com o médico especialista pelo SUS é um dilema que a maioria enfrenta:


Elzi Belo de Oliveira Cecílio da Silva
consultaselzibelodeoliveiracecilio


Vale lembrar que para marcar uma consulta na Policlínica o paciente precisa levar o encaminhamento do Posto de Saúde e apresentar o cartão do SUS. O cartão Saúde na Mão, implantado pela gestão anterior, não tem mais validade, mesmo tendo a mesma numeração do cartão do SUS.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!