Sem acordo: moradores de Meireles continuam sem respostas após reunião com MPMG e Prefeitura

A nova adutora do Rio Pará, construída pela Vale como parte das compensações pelos danos causados após o rompimento da barragem em Brumadinho, livrou Pará de Minas de um desabastecimento de água. Porém, as obras causaram danos à comunidade de Meireles, que viu tudo mudar de uma hora pra outra.

Boa parte da tubulação que traz água do Rio Pará até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Pará de Minas passa por baixo das ruas do distrito. Se estava difícil durante a obra, a fase de testes também não foi nada fácil.

Em agosto de 2020 um grande vazamento de água assustou os moradores. À época eles reclamaram que não houve uma comunicação direta com a comunidade, que ficou sem entender o motivo de tanta água vazando.

Os testes continuaram sendo realizados e a Vale respondeu que as ações eram comunicadas com antecedência por profissionais do setor de relacionamento com a comunidade.

Com o atraso na entrega da adutora, a Vale iniciou uma negociação com o Ministério Público para destinar o dinheiro da multa da demora na conclusão da obra. A mineradora também fez um acordo bilionário com o Governo de MG e Pará de Minas receberá cerca de R$ 86 milhões como parte desta compensação.

E parte deste valor, tanto do acordo com o Governo de MG como da multa pela demora na entrega da adutora, é esperado pelos moradores de Meireles. Como parte mais afetada pela obra, a comunidade espera ações de compensação. Os moradores fizeram um manifesto onde centenas assinaram pedindo melhorias como reforma e equipagem da Escola Municipal Marechal Deodoro, reforma na quadra de esportes e também uma manutenção geral no posto de saúde.

O documento foi entregue ao promotor de Meio Ambiente Delano Azevêdo que apresentaria aos representantes da Vale. A mineradora teve 10 dias para responder.

Nesta quinta-feira, 25 de março, foi realizada uma reunião entre a Promotoria de Meio Ambiente, moradores de Meireles e contou ainda com a participação do prefeito Elias Diniz (PSD) e o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano Dimitri Gonçalves de Morais.

Rodrigo Campos foi um dos representantes de Meireles e não saiu satisfeito do encontro já que nada ficou definido. Ao falar sobre o assunto ao Portal GRNEWS, ele disse que a Vale não apresentou nenhuma proposta enquanto Elias Diniz mostrou um projeto que ainda está em fase de análises:


Rodrigo Campos
rodrigocampreunimpmg1

Sobre o valor que a Vale deverá pagar, segundo Rodrigo Campos, pode ser direcionado a comunidade de Meireles, mas isso deve ser feito pelo Município. Sobre o pagamento ainda não há nada definido:

Rodrigo Campos
rodrigocampreunimpmg2

Quanto às ações de reparação, ele espera que tudo seja resolvido o quanto antes, já que o problema está lá para qualquer um ver, basta ir até o local:

Rodrigo Campos
rodrigocampreunimpmg3

Para Rodrigo Campos, falta apoio do poder público municipal para com os moradores de Meireles:

Rodrigo Campos
rodrigocampreunimpmg4

Após a reunião, a reportagem do Portal GRNEWS tentou conversar com o prefeito Elias Diniz sobre o assunto, mas ele preferiu não se manifestar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!