Especialista alerta para riscos de trombose em quem passa muitas horas sentado
Fim de ano, férias de janeiro. Todo mundo quer viajar e descansar da rotina corrida do dia a dia. Estas viagens são feitas em carro, avião e até mesmo trem, e uma coisa é certa: podem durar horas. Na maioria das vezes o passageiro permanece na mesma posição por quase toda a viagem.
E ficar sentado durante muitas horas não faz bem à saúde. Para quem já tem predisposição, pode ocorrer uma trombose. A formação de um coágulo sanguíneo na veia se dá nos membros inferiores e por vários motivos, entre eles não deixar o sangue circular pelas veias por ficar na mesma posição por muito tempo.
Quem tem pressão arterial alta, fuma, é diabético ou obeso tem mais predisposição à trombose, que muitas vezes é secundária, ou seja, o paciente tem uma doença e a formação do coágulo se dá como um sintoma.
O médico angiologista e cirurgião vascular Roberto Geraldo Mendes de Souza disse ao Portal GRNEWS que a maioria dos casos de trombose durante a viagem acontece em quem já teve a doença em outro período:
Roberto Geraldo Mendes de Souza
robertogeraldotrombviag1
O médico alerta que a doença pode se manifestar também em quem trabalha por muitas horas sentado. É preciso tirar um tempo para andar e fazer movimentos com as pernas:
Roberto Geraldo Mendes de Souza
robertogeraldotrombviag2
Outra dica importante do angiologista é que mesmo durante as viagens, uma parada é sempre bem vida. Caminhe por alguns minutos e estique o corpo. Se estiver em um avião, ônibus ou trem, levante e ande por um tempo, o importante é movimentar as pernas.
Para as viagens é interessante também utilizar roupas leves e mais soltas que permitam fácil movimento das pernas. É preciso ter cuidado com as meias de compressão pois alguns pacientes possuem contraindicação. Por isso é importante visitar o médico antes da viagem.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.