SAMU pode ser acionado pelo app “192 Fácil” mesmo em locais sem cobertura celular

Em julho de 2020 o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) criou uma nova forma de acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Bastava baixar o aplicativo “192 Fácil”, cadastrar os dados pessoais e quando acionar ligar diretamente do app para a central.

Neste mês de setembro uma nova funcionalidade passou a integrar o aplicativo, que é gratuito. O usuário agora pode acionar a central por uma chamada de voz via dados (VoIP), facilitando assim o contato de áreas rurais que não têm cobertura de rede celular, mas tem conexão pela internet a rádio ou satélite.

A decisão de uma atualização no app surgiu do próprio secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Márcio Zanardi. Ele estava em uma comunidade rural, numa área sem cobertura de telefonia e viu a necessidade de uma mudança no aplicativo, trazendo mais segurança a quem mora ou passa por estas estradas rurais:


José Márcio Zanardi

josemarcio192facil1

O aplicativo “192 Fácil” está disponível no Google Play, na App Store e é gratuito. Caso precise de socorro, basta abrir o app e ligar para o 192. Automaticamente as informações cadastradas são carregadas, enviadas para a central que faz o atendimento.

O app, além de garantir agilidade no atendimento, também oferece acesso ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Caso seja necessário, ligando no 192 o SAMU transfere a ligação para o CBMMG, já que as duas instituições trabalham em conjunto na Central de Regulação de Urgências.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!