Deputado Eduardo Barbosa participa de Seminário Internacional sobre Sistemas de Cuidados para Pessoas Idosas

O deputado federal Eduardo Barbosa participou da mesa de abertura do Seminário Internacional sobre Sistemas de Cuidados para Pessoas Idosas, que aconteceu na Câmara dos Deputados na terça-feira (22).

Promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, o evento teve três eixos temáticos: perspectiva e desafios para criação e implementação de um sistema de cuidados para a pessoa idosa no Brasil; experiências internacionais exitosas na criação e implementação de políticas de cuidado; e iniciativas governamentais e legislativas para a criação de um sistema de cuidados.

“É uma oportunidade de aprofundarmos concepções e, com esse Seminário, definir caminhos que devemos prosseguir dentro do Congresso Nacional para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa”, afirmou o deputado.

Eduardo Barbosa ainda citou duas propostas de sua autoria que estão paradas na Câmara dos Deputados: o Projeto de Lei nº 2428/2015, que prevê a criação de programas de amparo aos idosos, às pessoas com deficiência e às pessoas com doenças crônicas que necessitam de cuidados de longa duração; e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 28/2011, que institui, no âmbito da previdência social, plano de benefícios destinado à proteção das pessoas em situação de dependência.

“Como o nosso país tem uma dificuldade orçamentária, se o Estado não consegue amparar a todos, porque não ter a possibilidade de um seguro dentro da Previdência, fazendo uma contribuição à parte se a pessoa desejar, para que, no futuro, a pessoa idosa tenha condição de resgatar esse seguro para pagar um cuidador, por exemplo”, explicou Eduardo Barbosa. ”São propostas objetivas que precisamos focar para dar dignidade a todos nós, pois eu também me incluo dentro da população idosa”, disse.

Envelhecimento acelerado
No Brasil, o processo de transição demográfica e o envelhecimento populacional caminham em ritmo acelerado e exigem o desenvolvimento de variadas políticas públicas para acolher as demandas e necessidades das pessoas com mais de 70 anos, que, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), serão 25% da população em 2050.

Entre os idosos, o grupo de pessoas com 75 anos ou mais tem crescido de maneira mais expressiva. Este fenômeno impõe o enfrentamento de novos riscos sociais, em especial o do aumento da dependência para o exercício de atividades da vida diária. Com informações da Agência Câmara

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!