Covid-19 cancela Carnaval em Pará de Minas e prefeitura não vai decretar ponto facultativo

Diferente do que muitos pensam, não existe feriado nos dias de Carnaval. Nem o sábado, domingo, segunda-feira ou terça. Existe um acordo comercial do setor privado que costuma negociar ou conceder folgas para os funcionários. Já o setor público decreto ponto facultativo para os servidores.

Mas como fica em meio à pandemia do novo coronavírus? Com o comércio precisando vender mais devido à baixa movimentação dos meses anteriores, como fica a situação?

É importante ressaltar que estados e municípios podem decretar o dia do Carnaval, que em 2021 será em 16 de fevereiro, feriado. Mas este não é o caso de Pará de Minas, nem do Estado de Minas Gerais.

Porém, nas convenções coletivas de trabalho anteriores, firmadas entre Sindicato dos Empregados no Comércio de Pará de Minas e a Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais, na segunda-feira de Carnaval é comemorado o Dia do Comerciário. Daí a maioria das empresas opta por fechar nesta data. Mas está claro nas convenções que o empregado pode trabalhar desde que seja concedida folga compensatória em até 90 dias.

A Prefeitura de Pará de Minas já descartou totalmente a realização de algum evento carnavalesco. E o procurador-geral do Município Hernando Fernandes da Silva já adiantou ao Portal GRNEWS: não será decretado ponto facultativo para evitar que as pessoas viajem e se aglomerem neste período de incertezas:


Hernando Fernandes da Silva

hernanferdcarnav1

Na quarta-feira de Cinzas é comum o comércio abrir a partir de meio-dia, inclusive serviços municipais. Sobre isso, também já existe definição por parte do município:

Hernando Fernandes da Silva
hernanferdcarnav2

A Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais ainda não se posicionou a respeito de folga dos trabalhadores do setor na semana de Carnaval.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!