Santo Antônio está sendo preparado para receber visitantes no Dia de Finados e novo cemitério terá 7 mil túmulos

No sábado, 2 de novembro, é considerado feriado nacional. O Dia de Finados é marcado pela ida de familiares e amigos aos cemitérios para rezarem pelos entes queridos que já não estão mais aqui. Tradição entre os católicos, o dia é dedicado a visitar os túmulos, limpá-los e enfeitar as lápides.

Em Pará de Minas, todos os anos, o Cemitério Municipal São Antônio prepara uma programação especial. Para que tudo dê certo no dia do feriado, os funcionários do setor iniciam os trabalhos semanas antes. É feita a limpeza não só do cemitério, como de toda a área ao redor, a caiação dos muros e poda das árvores.

A iluminação de toda a área também foi trocada este ano, para dar mais segurança a quem está no local. Além disso, servidores municipais fazem a pintura dos canteiros e jardins.

São esperados mais de dez mil visitantes no dia, que participarão também das missas. A primeira celebração será presidida pelo padre Geraldo Gabriel de Bessa, às 7h30min; a missa das 10 horas será celebrada por padre Adilson Neres e as 16 horas a misas será presidida por padre Rafael Caetano Moreira.

O primeiro sepultamento no cemitério foi em 31 de agosto de 1942. Antônia Valadares Ribeiro, filha de Francisco Valadares Ribeiro, prefeito na época, foi a primeira pessoa a ser enterrada no local.

No cemitério de Pará de Minas alguns túmulos recebem maior número de visitantes, como o de Benedito Valadares, Torquato de Almeida, José Porfírio e neste ano, o de Walter Martins. O do Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt também recebe muitos católicos, dentro da Capelinha de Santo Antônio.

O túmulo de Joaquim Lúcio, conhecido também como Joaquim do Pará, é muito visitado. Ele morreu aos 90 anos e durante 64, com paralisia, ficava na cama. Muitos paraminenses o julgam santo.

O gerente do Velório e Cemitério Municipal, Hildemano de Oliveira Silva, garante que está quase tudo pronto para receber os visitantes:

Hildemano de Oliveira Silva
hildemanofinados20191


É comum na data, que ambulantes instalem tendas na entrada do cemitério e por ali vendam flores e alimentos. A redação do Portal GRNEWS recebeu algumas reclamações de moradores próximos ao local. Segundo eles, à noite, quando todos vão embora após as celebrações de finados, fica a sujeira. Embalagens de alimentos, restos de flores e muitos outros materiais. Os moradores solicitaram que algo seja feito para que a sujeira não os incomode mais.

A reportagem do Portal GRNEWS levou a solicitação para Hildemano de Oliveira, e garantiu que os funcionários farão esta limpeza:

Hildemano de Oliveira Silva
hildemanofinados20192


Hildemano de Oliveira faz ainda um pedido a todos os visitantes. Já houve casos em que as pessoas pisaram nos túmulos e quebraram. Por isso ele alerta o cuidado redobrado ao passar pelas lápides.


O trabalho é intenso para conseguir furar novos túmulos, já que o cemitério está cheio. A programação para um novo só em meados de abril de 2020. O projeto deve começar em janeiro e localizado no bairro Nossa Senhora de Fátima, será todo gramado, com estacionamentos, salas de velórios modernas, lanchonete, crematório e capacidade para sete mil túmulos:

Hildemano de Oliveira Silva
hildemanofinados20193

A gerência do Velório e Cemitério Municipal também pede aos visitantes que não levem vasos com flores, pois os vasilhames podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti. O ideal é levar enfeites que não acumulem água.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!