Vacinação contra a Covid-19 prioriza adolescentes com comorbidades e Pará de Minas aplicará 3ª dose em idosos

Muita gente tem especulado sobre o início da vacinação dos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e também a aplicação da dose reforço contra a Covid-19 nos idosos. Algumas cidades já começaram a imunização mas a maioria dos municípios mineiros prefere aguardar posicionamentos oficiais do Governo de Minas Gerais para só então iniciar a vacinação.

A Ministério da Saúde havia suspendido a vacinação para os adolescentes, mas acabou voltando atrás e indicando a vacina para esse grupo. Já a Secretaria de Estado de Saúde (SES) decidiu seguir as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que disse não haver nenhuma evidência que justifique a suspensão.

Além disso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski decidiu ontem (21) que estados e municípios têm competência para decidir sobre a vacinação de adolescentes maiores de 12 anos contra a Covid-19.

Ao Portal GRNEWS o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty explica que, após nova determinação do Governo de MG, serão vacinados ao menos por enquanto apenas os adolescentes com comorbidades. Os idosos recebem a terceira dose já a partir desta semana, conforme cheguem novas remessas de vacinas:


Wagner Magesty

wagmag3dosead1

Os adolescentes de 12 a 17 anos devem ser vacinados somente com a vacina da Pfizer, única autorizada pela Anvisa para este público. Já a terceira dose da vacina deverá ser feita utilizando imunizantes da Pfizer ou de maneira alternativa com a da Janssen ou AstraZeneca.

A expectativa é que o Ministério da Saúde também inicie a distribuição de mais doses para reduzir o intervalo entre as doses da Pfizer e AstraZeneca no público em geral, de 12 para 8 semanas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!