Febre Maculosa já provocou mortes em Divinópolis, Itaúna e Igaratinga. Médico alerta para os riscos
A Febre Maculosa é uma doença que já fez algumas vítimas fatais na região. Foram confirmados casos que levaram a morte dos infectados nos municípios de Divinópolis, Itaúna e Igaratinga.
Apesar de não haver motivos para pânico, as autoridades estão preocupadas com a Febre Maculosa. Trata-se de uma doença infecciosa que pode acometer pessoas de todas as idades.
A transmissão ocorre depois que o carrapato-estrela pica um animal infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. O carrapato carrega é hospedeiro e ao picar o ser humano ocorre a transmissão da doença.
Os principais sinais são: febre, dor muscular, vômito, diarreia, dores de cabeça e manchas vermelhas nas extremidades do corpo. O tratamento é realizado com antibióticos e precisa ser administrado o mais rápido possível.
Quanto mais rápida a descoberta da doença maior a chance de um tratamento eficaz. A pessoa deve retirar o carrapato com uma pinça ou procurar um posto de saúde para fazer a remoção correta.
Os sintomas da doença podem aparecer de dois a sete dias após a picada. Por isso é importante ter os devidos cuidados também com os animais domésticos para que seja feito o combate a qualquer infestação de carrapatos-estrela.
De acordo com o médico especialistas em Pediatria Serafim Francisco Alves, a Febre Maculosa pode provocar manchas na pele que são confundidas com outras doenças. Por isso é importante procurar assistência de um profissional rapidamente:
Serafim Francisco Alves
Para o carrapato-estrela transmitir a doença para uma pessoa ele precisa ficar de 4 a 6 horas na pele. Por isso é recomendado usar roupas claras para facilitar a visualização e colocar a calça para dentro do calçado e prendê-la com uma fita:
Serafim Francisco Alves
Outra ação importante a ser tomada é manter o mato das propriedades bem aparado. Os proprietários de cães também devem tomar cuidado para que o animal não seja contaminado e passe a proliferar a doença:
Serafim Francisco Alves
Foram confirmadas três mortes por Febre Maculosa em Divinópolis, outras três em Itaúna. Uma criança que esteva passeando em uma propriedade em Igaratinga infelizmente faleceu, vítima da doença:
Serafim Francisco Alves
De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, em Pará de Minas uma pessoa foi acometida pela doença depois de visitar uma área do bairro Cores de Minas onde vivem cavalos e capivaras.
Felizmente o cidadão paraminense procurou assistência médica em curto prazo e recebeu o devido tratamento. Caso contrário, ele também entraria as estatísticas de mortes na região.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.