Crescimento no consumo em supermercados reflete melhoria econômica

O consumo das famílias brasileiras em supermercados registrou um aumento de 4% em julho em comparação com o mesmo mês de 2024, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O crescimento é o resultado da melhoria da renda e da estabilização do mercado de trabalho.

Marcio Milan, vice-presidente da Abras, ressalta que o crescimento interanual reflete um movimento sustentado pelo desempenho da economia. Ele destaca que, apesar de julho ser tradicionalmente um mês com retração devido às férias escolares, o consumo neste ano foi menos afetado.

Indicadores positivos
A alta no consumo está diretamente ligada a indicadores do mercado de trabalho. A taxa de desemprego recuou para 5,8% no trimestre encerrado em junho, o menor nível desde 2012, e a renda do trabalho das famílias aumentou.

O levantamento também mostra que a diminuição no número de beneficiários do Bolsa Família, que em julho foi de quase 1 milhão de famílias, não causou uma retração no consumo. Segundo a Abras, isso indica que as famílias que saíram do programa conseguiram manter sua autonomia financeira e fortalecer o poder de compra.

Preços em queda
A cesta de 12 produtos básicos da Abras teve uma queda de 0,44% em julho, com o preço médio nacional passando de R$ 353,42 para R$ 351,88. Seis itens, incluindo arroz, feijão e café, registraram queda nos preços, enquanto o açúcar refinado e o óleo de soja foram os únicos a apresentar aumento. Com informações da Agência Brasil

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