Veterinário alerta: incêndios florestais destroem a vegetação e matam animais

Durante três meses no ano os olhos se voltam às vegetações. Junho, julho e agosto. Este período é considerado o trimestre mais seco e propício a incêndios florestais e em todo o Brasil o número só aumenta a cada dia.

Só em junho, no Estado de Minas Gerais, satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectaram 197 focos ativos, o maior índice do ano.

Dados do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), 99,9% dos incêndios florestais são causados por pessoas que agem por imprudência ou criminosamente.

Em Pará de Minas recentemente um incêndio na Serra de Santa Cruz, a mesma onde está localizado o Mirante do Cristo Redentor, acendeu mais um sinal de alerta. Foram horas para controlar as chamas mas mesmo assim muita coisa queimou.

Posteriormente o Bosque São Francisco situado na Rua Doutor Higino, atrás do estádio Ovídio de Abreu, o Campo do Paraense, também foi incendiado e boa parte das árvores que existiam ali foram queimadas.

Um incêndio em um lote vago na Vila Maria, que além de queimar a vegetação provocou danos em uma residência que teve os vidros quebrados e parte do telhado queimado.

Além de destruir a vegetação, há outro problema. Os animais que vivem nestas áreas. Os que não conseguem fugir rapidamente ou encontrar abrigo, morrem na fumaça ou nas chamas.

O veterinário Idael Christiano de Almeida Santa Rosa ressalta o que pode ocorrer além da queimada da vegetação. Os animais tentam fugir e acabam entrando em casas e empresas:


Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
idaelchristianoanimaisinc1

Idael Christiano lembra ainda que a fauna de Pará de Minas é rica em espécies mas é preciso que todos ajudem a cuidar:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
idaelchristianoanimaisinc2

Dados do Inpe mostram que em 45 dias foram registrados 1.298 focos de queimadas em Minas Gerais. É importante que os casos sejam denunciados. Caso você veja alguém ateando fogo na vegetação ou nas margens da rodovia ligue imediatamente para a Polícia Militar no 190 e para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!