Público pequeno e por carta vereador dispara críticas durante audiência pública sobre proteção aos animais


A audiência pública que tratou de políticas públicas para proteger animais foi realizada na noite desta quarta-feira, 23 de agosto, no plenário da Câmara Municipal de Pará de Minas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Entre os convidados, o deputado estadual Noraldino Júnior (PSC), a vereadora em Conselheiro Lafaiete Carla Sassi, os veterinários Idael Santa Rosa e Yara Lacerda e Flávia Quadros. Porém, o deputado não veio a Pará de Minas e enviou o representante Helvécio Tavares de Carvalho.

Logo na abertura da audiência pública o clima ficou tenso. Um vereador enviou uma carta justificando sua ausência e fez críticas. Daniel de Melo Oliveira disse que estava em uma cidade vizinha ajudando a combater a matança de animais, criticou o colega de Câmara Municipal Carlos Roberto Lázaro, o deputado Noraldino Júnior, a eutanásia de cães no Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis (CCZ) e destacou a atuação dele na defesa dos animais nos últimos dez anos. (Veja a íntegra da carta abaixo).


Apesar do clima tenso, a audiência teve sequência e contou com a presença de apenas dois dos 17 vereadores, um deles foi Gladstone Correa Dias (PSDB). O vereador Carlos Roberto Lázaro presidiu a audiência pública que faz parte da 1ª Semana Municipal de Conscientização para Proteção Animal. Ao final ele falou apenas sobre o evento e não quis comentar as declarações feitas por carta, pelo vereador Daniel de Melo Oliveira:

Carlos Roberto Lázaro
audienciacarloslazaro

O secretário municipal de Saúde, Paulo Duarte, também esteve presente e explicou que para o CCZ de Pará de Minas realizar o acolhimento, a castração e a identificação dos animais é preciso recursos e as dificuldades financeiras são muitas:


Paulo Duarte
audienciapauloduarte

Veja abaixo a íntegra da carta enviada pelo vereador Daniel de Melo Oliveira.

“Excelentíssimo Presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas!

Venho através desta justificar minha ausência nesta Audiência Pública. Por coincidência ou designo de Deus estou numa cidade vizinha tentando evitar uma enorme matança de animais de rua quem vem acontecendo a alguns meses. Estão colocando veneno à eles!

Gostaria de ressaltar que fico feliz em ter votado neste projeto de Semana de Conscientização de Proteção Animal do meu caro vereador Carlos Lázaro, apesar de achar que ele já poderia ter entrado com este projeto, uma vez que possui 20 anos no legislativo. Eu, vereador Daniel de Melo Oliveira, venho lutando há 10 anos em prol dos animais em nossa cidade e acredito que se há 20 anos atrás este projeto já existe, não teríamos hoje um abrigo de animais na cidade com vários cães tirados da rua, alguns paralíticos, mutilados e vítimas da maldade humana. Saliento ainda que, muitas vidinhas estariam e teriam sido salvas e não mortas, abandonadas e até mesmo eutanasiadas no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Quero aproveitar Senhor Presidente se for permitido pela legislação, mesmo não estando aí, passar meus minutos para meu caro vereador Carlos Lázaro para falar sobre sua vasta atuação e interesse na proteção animal ao longo destes 20 anos de legislação. E de seus mandatos.

Excelentíssimo Senhor Deputado Noraldino Júnior seja bem vindo à minha terra querida, onde nasci, cresci, que ela esteja lhe acolhendo bem. Fico grandiosamente agradecido por estar aqui e por ter se preocupado com nossos pequenos peludinhos. Que bom que nos atendeu a esta solicitação. Desde 2014 a população de Pará de Minas tem solicitado sua vinda por meio de e-mails e marcações em suas publicações e hoje, 23 de agosto de 2017 temos a honra de está lhe acolhendo em nossa cidade! Esperamos soluções concretas para os animais, pois conscientizar hoje, já acho um pouco tarde pela quantidade de animais abandonados, vítimas de maus tratos e tantos mortos no CCZ!

Agradeço sua vinda e espero soluções concretas!

Saliento que mesmo estando ausente nesta Audiência pública, estou com vários projetos protocolados e outros para protocolar para soluções imediatas e não para daqui anos e, já, já com boas notícias neste sentido!

Peço ao público presente, aos amigos vereadores, à imprensa e à mesa formada desculpas por não poder estar presente!

Obrigado.
Atenciosamente,
Vereador Daniel de Melo Oliveira.”


A Semana Municipal de Conscientização para Proteção Animal continua na sexta-feira, 25 de agosto, quando será abordado o tema “Posse responsável”. Os veterinários Yara Lacerda e Idael Santa Rosa ensinarão aos alunos do Projeto de Capoeira do Clube AABB sobre a importância de cuidar bem do animal de estimação.

No sábado (26), entre 9 e 13 horas, na sede da SOS Bichinhos, será realizada uma Feira de Adoções. Os cães e gatos abrigados receberão os cuidados em um lar. Todos os animais são castrados e vermifugados.

No domingo (27), a partir das 8 horas, acontecerá o 1° Treinau SOS Bichinho. Será uma corrida com a largada na Praça José Agrícola de Paiva, no bairro São Luiz. Inscrições podem ser feitas AQUI.

Para finalizar, também no domingo (27), às 10h30, será encenada a peça teatral Adoletá com o Grupo Iluminartt. A apresentação será realizada no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. Os ingressos custam R$ 10,00 e podem ser adquiridos na sede da SOS Bichinhos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!