CEMIG alerta para os cuidados com fogueiras e fogos de artifício durante as festas juninas
Com a chegada do mês de junho muitas comunidades organizam as tradicionais fogueiras para celebrar os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro. São feitas muitas orações e hasteadas as bandeiras dos santos.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
As chamadas festas juninas acontecem à noite e contam com comidas típicas como canjica, pé de moleque, quentão, biscoitos, pamonha, caldos, entre outros. Tudo saboroso e bem quentinho para espantar o frio.
Também são feitas decorações com bandeirinhas. As danças incluem o casamento na roça, com roupas típicas de caipiras. Trata-se de brincadeiras saudáveis que destaca a fé e o encontro entre familiares e amigos.
Porém, é preciso tomar alguns cuidados básicos antes de promover qualquer festa que envolva fogos de artifício e queima de madeira. Isso por causa dos acidentes que podem acontecer quando esses materiais entram em contato com a rede elétrica.
Cléder Melo, gerente de relacionamento da CEMIG em Pará de Minas, aproveita a oportunidade para alertar a todos os participantes dessas festividades. Segundo ele, a segurança da população é sempre uma prioridade para a empresa:
Cléder Melo
cledermelo_adcjun1
Ele revela que o maior índice de acidentes na rede elétrica da estatal é com galhos de árvores. No entanto, existem problemas provocados por pipas e papagaios, foguetes e rojões, além das serpentinas metalizadas que são proibidas:
Cléder Melo
cledermelo_adcjun2
As serpentinas metalizadas não podem ser comercializadas e muito menos utilizadas. O material tem uma grande capacidade de condução de eletricidade e já provocou a morte de 16 pessoas em um evento carnavalesco na cidade de na cidade de Bandeira do Sul, na região sul do estado.
De acordo com a CEMIG, uma serpentina metalizada foi jogada em um cabo transmissor de energia. O ramal entrou em curto, caiu no chão e atingiu um trio elétrico, que ficou energizado.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.