Sind-UTE quer envolver vereadores e comunidade na discussão sobre possível municipalização das escolas estaduais

Como o Portal GRNEWS adiantou, o Governo de Minas Gerais pretende municipalizar as escolas estaduais do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, através do programa Mãos Dadas. Com isto os municípios mineiros ficarão responsáveis pelo ensino destas crianças. Em contrapartida, o Estado pretende destinar R$ 500 milhões às prefeituras que aderirem.

Inicialmente, a informação era que havia possibilidade de municipalizar 10 escolas em Pará de Minas. As manifestações são das mais variadas formas, de professores com medo de perder o cargo à pessoas da comunidade escolar que temem um retrocesso no ensino. Diante de tantas dúvidas, o Portal GRNEWS ouviu o subsecretário de Articulação Educacional da Secretaria de Estado de Educação Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas que explicou como se dará todo o processo.

O diretor da subsede do Sindicato Únicos dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE MG) Rondinelli Alves voltou a criticar o programa estadual. Segundo ele, oito escolas estaduais podem ser municipalizadas em Pará de Minas, sendo que três serão totalmente fechadas no ensino fundamental. São quase 3.400 estudantes que vão para o município:

Arquivo / Portal GRNEWS

Rondinelli Alves
rondinellialmd1

Entre as citadas por Rondinelli Alves, que podem ser fechadas ou municipalizadas, estão Clóvis Salgado, Torquato de Almeida, Frei Concórdio, Ademar de Melo, Professor Wilson de Melo Guimarães, Governador Valadares, João Ferreira, Pereira da Costa, Zico Ferreira em Torneiros e Francisco de Assis Viana em Tavares.

Representantes da subsede do Sind-UTE tem se reunido com a Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência Regional de Ensino (SRE) para saber sobre o programa. Segundo ele, a Câmara de Vereadores também será envolvida no processo:

Rondinelli Alves
rondinellialmd2

Ainda segundo o diretor do Sind-UTE, na próxima semana deve ser agendada uma audiência pública para debater a municipalização em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!