Sindicalista teme greve de caminhoneiros após aumentos constantes no preço do diesel

Caminhoneiros do país inteiro estão revoltados com mais um aumento no preço do litro do diesel. Na semana passada, o aumento de 15,2% nas refinarias se tornou o terceiro reajuste em menos de trinta dias. Eles pedem um posicionamento do governo federal que já sinalizou que vai suspender os impostos federais por dois meses, contados a partir de 1º de março, para então começar a analisar o que pode ser feito.

Mas isto não é o suficiente para quem trabalha com transporte. Além de correr riscos nas estradas em péssimas condições muitas vezes e sem qualquer segurança, e o preço do litro do diesel, eles têm que arcar com outros gastos como pedágios, alimentação, pernoites, fora os custos com os veículos.

Recentemente o Portal GRNEWS ouviu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário de Pará de Minas Francisco Ferreira Borges que analisou uma possível greve dos caminhoneiros logo no início de fevereiro. À época ele disse que o movimento não emplacaria pois aquela não era hora para paralisação.

E mesmo com apenas uma ameaça de greve, a categoria acreditou que alguns benefícios seriam concedidos à classe, o que não aconteceu:


Francisco Ferreira Borges

franciscofbdies1

A suspensão temporária dos impostos por dois meses pode aliviar um pouco a situação dos transportadores, caso o percentual chegue e fato às bombas e combustíveis. Mas, Francisco Ferreira Borges acredita que muita coisa precisa mudar para melhorar a vida do trabalhador:

Francisco Ferreira Borges
franciscofbdies2

O preço médio do litro do diesel nas refinarias passou para R$ 2,58, aumento de R$ 0,34. A alta acumulada deste ano chega a 27,5%, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O governo federal enviou no dia 12 de fevereiro ao Congresso Nacional uma proposta que altera a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tornando o imposto fixo por litro de combustível. Atualmente compete a cada estado definir a alíquota do ICMS.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!