Pará de Minas altera nome e amplia área de parque ecológico municipal da Serra do Cristo Redentor

A Câmara Municipal de Pará de Minas marcou o encerramento de suas atividades legislativas antes do recesso – programado de 10 de julho a 10 de agosto – com a aprovação de uma lei significativa para o futuro verde da cidade. Na 25ª Reunião Ordinária, realizada em 8 de julho, os vereadores deram sinal verde, por unanimidade (15 votos a 0), ao Projeto de Lei nº 37/2025, que agora oficialmente altera o nome e a extensão do Parque Municipal Ecológico Urbano Serra de Santa Cruz.

De parque municipal a natural: uma ampliação em nome e área
A Lei nº 7.132/2025, sancionada em 21 de julho, formaliza as mudanças, conforme apurado pelo Portal GRNEWS. O espaço que antes era conhecido como Parque Municipal Ecológico Urbano Serra de Santa Cruz agora se chamará Parque Natural Municipal Ecológico Urbano Serra de Santa Cruz – Nem Villaça. A alteração não se restringe ao nome: a área total do parque foi precisamente definida em 136.898,24 m², solidificando sua identidade como uma Unidade de Conservação sob a titularidade e gestão do poder público municipal.

Situado no Alto da Serra de Santa Cruz, em uma área urbana estratégica de Pará de Minas, o parque se consolida como um complexo multifacetado. Ele integra não apenas vastas áreas verdes, mas também espaços dedicados a atividades culturais, religiosas, esportivas, educativas e de lazer. A delimitação geográfica exata do parque está detalhada na Planta Planimétrica, e a implementação de suas diretrizes será fruto de um acordo entre o Município e o Ministério Público da Comarca, garantindo a conformidade e a preservação do local.

O plano de manejo: a bússola da conservação
Um ponto crucial da nova legislação é a exigência de que todas as ações e construções realizadas dentro dessa unidade de conservação de proteção integral sigam rigorosamente o Plano de Manejo. Este documento, será a bússola que guiará o uso e a conservação do Parque Natural Municipal Ecológico Urbano Serra de Santa Cruz – Nem Villaça. A medida visa assegurar que o desenvolvimento e a exploração do espaço sejam feitos de forma sustentável, protegendo sua biodiversidade e promovendo sua função ecológica e social.

A nova lei entrou em vigor na data de sua publicação, contando com a sanção do Prefeito Inácio Franco (PL) e a assinatura da Procuradora Geral do Município, Débora Faria Castro. Essa iniciativa de Pará de Minas reflete um compromisso com a valorização de seus espaços naturais e a promoção de uma melhor qualidade de vida para seus cidadãos, garantindo que o parque continue a ser um refúgio de natureza e lazer no coração da cidade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!