Nenhuma granja avícola da região de Pará de Minas se registrou conforme novas normas do IMA
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) contabilizou até a primeira quinzena deste mês de Junho um total de 1.253 granjas registradas. O número total chega à marca de 1.904 estabelecimentos ativos pelo estado.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
No caso dos estabelecimentos que ainda estão com a situação pendente, a maior parte assinou um termo de compromisso com prazo de um ano para regularizar a situação perante o Estado de Minas Gerais.
O registro consta na Portaria 1.555 do IMA, publicada no dia 15 de Dezembro de 2015. O documento torna obrigatório o registro no instituto, das granjas de frango e peru de corte e de galinha de postura.
Também fazem parte da lista os estabelecimentos de criação de outras aves como codorna e faisão, destinadas à produção de carne e ovos para consumo humano.
Mas de acordo com João Cruz Reis Filho, secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na região de Pará de Minas nenhuma granja avícola realizou o procedimento e faz um alerta:
João Cruz Reis Filho
grnjoaocruzreis1
O secretário ressalta que o registro servirá para a fiscalização da adoção de medidas de biosseguridade para a prevenção à Influenza Aviária, conhecida popularmente como a gripe do frango:
João Cruz Reis Filho
grnjoaocruzreis2
O Brasil não registra há um bom tempo casos de Influenza Aviária, mas está em alerta, pois existe o risco de chegar ao país pelo processo de migração de aves contaminadas ou pelo trânsito de pessoas procedentes de países onde há casos da doença.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.