Assessor de Defesa Social detalha para vereadores como será a atuação da Guarda Civil Municipal em Pará de Minas

O processo de implantação da Guarda Civil Municipal (GCM) em Pará de Minas teve início no ano de 2018 com a realização de concurso público com previsão de vagas para esses cargos.

A princípio seriam 35 guardas civis municipais. Porém, veio a pandemia de Covid-19, a Lei Federal 173 que impedia aumento de gastos com contratações durante boa parte do período pandêmico e o processo se arrastou.

Mas no ano passado o processo foi acelerado e em 2 de janeiro de 2023 teve início o curso para a formação da Guarda Civil Municipal de Pará de Minas. A formatura da primeira turma aconteceu na sexta-feira, 19 de maio, e 17 aspirantes concluíram o processo de formação. (Veja no GRNEWS TV) Esta primeira turma recebeu o nome de Layla Rocha e Silva, que também era aspirante e às vésperas da formatura ela faleceu vítima de acidente de trânsito. Também passaram pelo treinamento em Pará de Minas e foram aprovados outros cinco aspirantes que integram a Guarda Civil Municipal de Serrania, cidade localizada no Sul de Minas Gerais.

O trabalho efetivo dos guardas civis municipais começou nesta segunda-feira, 22 de maio, com patrulhamento nas proximidades de escolas, espaços públicos e orientação no trânsito. A jornada de serviço da GCM se encerrará às 23 horas.


O Portal GRNEWS acompanhou a reunião da Câmara Municipal na noite desta segunda-feira (22) e logo no início foi aprovado um requerimento em caráter de urgência para que o tenente coronel Fábio Santos, que é da reservada Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e Assessor de Defesa Social da Prefeitura de Pará de Minas pudesse usar a tribuna do Legislativo na reunião de hoje.

Como prevê o Regimento Interno, para que qualquer cidadão utilize a tribuna do Legislativo, o requerimento precisa ser aprovado e somente na próxima reunião a pessoa poderá tratar dos assuntos para os quais se inscreveu. Para que ocorra a manifestação no mesmo dia é a preciso a aprovação do plenário, o que ocorreu por 16 votos a 1. Somente o vereador Gustavo Henrique Duarte Silva (PSDB) foi contrário.

O tenente coronel Fábio Santos disse que foi produtiva a conversa com os vereadores e ele teve a oportunidade de explicar como será o emprego da Guarda Civil Municipal em Pará de Minas:


Tenente coronel Fábio Santos
gcmfabios1

O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pará de Minas, Márcio Lara (PSD), avaliou que a reunião foi tranquila e considerou importante a explicação sobre a atuação da GCM em Pará de Minas:


Márcio Lara
gcmmarcio1

Com o início da atuação efetiva da Guarda Civil Municipal em Pará de Minas, o Portal GRNEWS apurou que o Executivo Municipal deve encaminhar em breve para análise dos vereadores um projeto de lei que regulamenta o estacionamento rotativo de veículos nas ruas centrais do município.

Ainda durante a reunião da Câmara Municipal, os vereadores analisaram cinco projetos. Três foram aprovados e dois receberam pedido de vistas. Entre a matérias aprovadas, uma que regulamenta as possíveis contratações de empréstimos por parte do gestor municipal em Pará de Minas. (Veja AQUI)


Os vereadores aprovaram por 16 votos a 1, Moção de Aplausos para o Instituto Nacional de Aprendizado da Arte-Capoeira (INNA), de autoria do secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Ronivelton Correia Barbosa (Republicanos). Apenas o vereador Gustavo Henrique Duarte Silva votou contrário a homenagem.

Os vereadores paraminenses também utilizaram a tribuna do Legislativo e aprovaram um pacote com 34 requerimentos com solicitações diversas encaminhadas ao Executivo Municipal.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!