Fim de semana com recorde de mortes por Covid-19 no HNSC e 90% de ocupação nos leitos de UTI
Desde quinta-feira (18) Pará de Minas está enquadrada na onda roxa do Minas Consciente, plano do Governo de MG que visa diminuir o número de casos de COVID-19 e consequentemente, de internações após agravamento do quadro clínico de infectados.
Nesta fase mais restritiva do plano, apenas serviços considerados essenciais estão autorizados a funcionar. Fiscais das prefeituras e também militares da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atuam nas fiscalizações, com objetivo de conscientizar as pessoas a manterem o distanciamento social.
O Portal GRNEWS apurou que basta andar na Rua Benedito Valadares, principal via comercial de Pará de Minas, para ver que as restrições impostas não são cumpridas. Lojas que deveriam estar de portas fechadas, permanecem abertas. Alguns dizem que os funcionários trabalham dentro das lojas no sistema delivery ou entrega na porta, porém, denúncias mostram que os clientes continuam dentro das empresas fazendo suas compras.
Este desrespeito às imposições do Estado ainda não é visto, já que o vírus, quando contamina alguém, inicia os sintomas da doença em até 14 dias. Porém, a disseminação do novo coronavírus continua fazendo vítimas e superlotando hospitais.
Nesta segunda-feira, 22 de março, a taxa de ocupação do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) está em 90% na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com sete pacientes de Pará de Minas e 11 pessoas de outros municípios. Já a taxa de ocupação de leitos clínicos chegou a 75%, com 12 pacientes de Pará de Minas e oito de outros municípios.
O fim de semana também foi de recordes no número de mortos no HNSC. Na sexta (19) um paciente de Pará de Minas, de 82 anos, que estava internado desde o dia 3 de março, faleceu.
No sábado foram dois óbitos. O primeiro, de uma idosa de 91 anos de Formiga, que havia sido internada no dia 11 de março. A segunda morte foi de outro idoso, com 80 anos, de Pará de Minas e internado na unidade desde 16 de março.
No domingo (21), cinco mortes em decorrência do novo coronavírus. Um paciente de 82 anos de Arcos, foi internado no dia 11 de março. Já outro homem de 57 anos foi internado no dia 13, e era de Pitangui.
A terceira morte do dia foi de um paciente de Santo Antônio do Monte. O homem tinha 54 anos e havia sido internado no dia 12 de março. Um idoso de 81 anos, de Araújos, também faleceu no domingo (21) e estava internado há cinco dias no HNSC.
O outro óbito foi de um idoso de 85 anos, de Pitangui, também internado no dia 17 de março.
Outra morte no domingo foi de um paciente de 71 anos, internado desde o dia 21 de março. O idoso era de Pitangui. Este óbito ainda está em investigação.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.