Pará de Minas tem mais de 9 mil famílias inscritas no CadÚnico e muitas em situação de extrema pobreza. Banco de alimentos pode ajudar

O Município de Pará de Minas tem uma população estimada em 95.616 pessoas, conforme dados do ano de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda conforme esta estimativa, 5% da população vive na área rural e 95% na área urbana. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, Pará de Minas é uma cidade de médio porte.

O prefeito Elias Diniz (PSD) também utiliza outros parâmetros para analisar o quantitativo populacional em Pará de Minas e por diversas vezes já questionou estes números do IBGE. Na avaliação do chefe do Executivo Municipal, Pará de Minas já superou 100 mil habitantes há um bom tempo. Porém, essa dúvida só será esclarecida com base nos novos dados do Censo 2022 que estão sendo coletados pelo IBGE.

Deste total superior a 95 mil pessoas, o Município de Pará de Minas conta com 9.327 famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) que inclui as pessoas em situação de vulnerabilidade nos programas sociais do Governo Federal.

Desse montante, 2.876 famílias paraminenses estão em situação de pobreza extrema. Outras 997 famílias em situação de pobreza e 3.111 famílias classificadas como de baixa renda.

O total de pessoas de Pará de Minas cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal para receber os benefícios dos programas sociais soma este ano o montante de 24.860 paraminenses.

Entre elas, 7.228 pessoas em situação de extrema pobreza. Outras 3.125 pessoas em situação de pobreza e mais 9.620 pessoas de baixa renda. Esses dados foram obtidos pelo Portal GRNEWS junto a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Neste contexto muitas famílias paraminenses se encontram em situação de insegurança alimentar, assim como ocorre em boa parte dos municípios brasileiros. No país milhões de pessoas nesta condição precisam de amparo do poder público para manterem a alimentação básica necessária e superarem este momento difícil em suas vidas.

Diante deste cenário preocupante, o Executivo Municipal elaborou o Projeto de Lei Ordinária Nº 150/2022, que dispõe sobre a criação do Programa “Banco de Alimentos” no Município de Pará de Minas. A matéria foi aprovada pelos vereadores no dia 5 de dezembro de 2022 e sancionada pelo prefeito Elias Diniz em 15 de dezembro, resultando na Lei Municipal Nº 6.830/2022.

Sobre este assunto, o Portal GRNEWS, ouviu o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina Neto, que destaca a importância da criação desse Banco de Alimentos para atender famílias necessitadas e entidades, como as fazendinhas que acolhem pessoas que buscam ajuda para se livrarem dos vícios em álcool e outras drogas:


Flávio Medina Neto
flavioalimentos1

No Município de Pará de Minas muitas famílias precisam de ajuda com alimentação em momentos de dificuldades. Além do poder público, elas também recebem apoio da Sociedade de São Vivente de Paulo (SSVP), por meio das conferências vicentinas, de pessoas e empresas.

Sobre as entidades, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio de parceria com o Servas, distribuiu recentemente mais de 900 cestas de alimentos da agricultura familiar para entidades socioassistenciais de Pará de Minas.

Veja AQUI a íntegra da Lei Municipal Nº 6.830/2022 que instituiu o Banco de Alimentos no Município de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!