GRNEWS TV: Violência contra mulheres expõe falhas sociais e reforça urgência de mudança

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Andréa Moreira, psicóloga e presidente da Associação Por Elas, falou sobre o combate a violência contra as mulheres.

Nada justifica agressão
O brutal caso do atleta que agrediu uma mulher com dezenas de socos dentro de um elevador chocou o país e levantou reflexões sobre a forma como a sociedade encara a violência. Comentários em redes sociais questionando “o que ela fez para merecer” evidenciam um discurso que legitima agressões, como se qualquer comportamento da vítima pudesse justificar atos violentos. Para Andréa Moreira, presidente da Associação Por Elas, nada, absolutamente nada, legitima violência contra mulheres.

Números alarmantes e impunidade
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que, em 2024, quatro mulheres foram mortas por dia vítimas de feminicídio, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Além disso, 61% das meninas vítimas de violência sexual tinham menos de 13 anos. O país também registra um estupro a cada seis minutos. A impunidade e as tentativas de minimizar crimes, como alegações de “claustrofobia” ou “autismo”, demonstram que as políticas públicas ainda falham em proteger meninas e mulheres.

Ação e conscientização urgentes
A violência vai além das agressões físicas e inclui abusos psicológicos, patrimoniais e morais. Para Andréa, só a conscientização social, aliada à educação de meninos e meninas e ao fortalecimento das denúncias, pode reduzir números tão alarmantes e evitar que tragédias continuem se repetindo.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!